quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

COMISSÃO DE TRABALHO APROVA PROPOSTA QUE FORMALIZA A PROFISSÃO DO CARNAUBEIRO

Proposta é o Deputado Leônidas Cristino

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara (CTASP), aprovou nesta quarta-feira (7/12) projeto de lei que regulamenta a profissão de carnaubeiro, de autoria do deputado federal Leônidas Cristino. A proposta assegura a condição de segurando especial ao carnaubeiro, com direito à aposentadoria.

O reconhecimento da profissão de carnaubeiro visa assegurar a estes trabalhadores direitos mínimos civilizatórios, além de resgatar uma enorme dívida social, observa Leônidas Cristino. O deputado acrescenta que “esta atividade profissional não prejudica o meio ambiente e é imprescindível para a economia local”. A proposta caracteriza como empregador rural a pessoa que utiliza o trabalhador desta atividade extrativista.

Em grandes períodos de seca, o extrativismo da carnaúba é a única fonte de renda para milhares de trabalhadores rurais. Os maiores produtores de cera de carnaúba são os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. O Brasil é o único país exportador da cera da carnaúba, usada na indústria cosmética e no isolamento de chips de computador.

É considerado carnaubeiro o profissional apto a realizar práticas relacionadas ao corte, aparo, junta, comboio, lastreio e batimento da palha da carnaúba e feitio da cera de carnaúba de origem. “Este projeto devolve a dignidade ao profissional. A atividade de carnaubeiro não pode ser criminalizada. Deve ser modernizada”, afirmou Leônidas Cristino.

Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores