quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ONTEM HOJE E SEMPRE "ALCÂNTARAS"


Um lugar compõe-se de seu povo e de sua história, o passado seja ele qual for, faz parte da história e, portanto é o registro daqueles que habitam ou habitaram um determinado lugar.

Para se existir história tem que preservar a memória dos acontecimentos do presente e do passado, portanto um povo sem memória é um povo sem passado e consequentemente um povo sem história.

Passados apenas pouco mais 50 anos de emancipação política de nosso município, mesmo assim ainda não possuímos um registro oficial de nossa memória, fatos e acontecimentos históricos deixam de serem datados e assim caem no esquecimento da população em geral que habita o lugar.

Pensando nisso, nos habitantes desse lugar, cidade e região conhecida por Alcântaras, elaboramos uma série de artigos aonde através de pesquisas coletadas através da memória oral, documentos antigos e atuais, fotos e outras fontes possíveis de pesquisas, vieram apresentar à população local, informações sobre nossa história política, religiosa, e fatos e acontecimentos gerais e culturais que nos levaram a entender melhor nosso passado, o presente e consequentemente o futuro.

Brevemente estaremos disponibilizando partes do documento, que de uma curiosidade inicial, quem sabe um dia, poderá se transformar em um livro, e quem sabe ainda, o maior registro da contará a nossa história.

A política, o seu povo, a região geográfica, suas origens, a religião, e a cultura de forma geral.

O registro, no entanto são dedicados principalmente á aquelas pessoas que tem contribuído para fortalecer a história e cultura de Alcântaras, verdadeiramente sentida e não fingida.

Aos Sites e Blogs da cidade, aos estudantes que pouco tem acesso a história local, e também aos curiosos e críticos, bem ou mal eles acabam fortalecendo nossos conceitos.

"Alcântaras fará aniversário de emancipação política no próximo 10 de Dezembro, Aguardem."
Fotos: anoitecer (Praça Gregório Cunha Freire)

Um comentário:

  1. Sempre pensei em fazer algo assim, mas não me sentia capaz de desenvolver o trabalho, que contasse a Historia da Nossa Terra. Pois depende de uma equipe multidisciplinar que se tenha exito. Mas sabendo que a nossa terra tem grandes pensadores e estudioso acredito na continuidade
    Ass Reges Alcantara

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores