quinta-feira, 6 de maio de 2010

CENSO 2010 VISITARÁ 58 MILHÕES DE DOMICÍLIOS


As pessoas podem optar em informar os dados pela internet, e para isso receberão uma senha do recenseador

Brasília O Censo 2100 começará no dia 1º de agosto e vai mobilizar 191,9 mil pesquisadores. Durante três meses, serão visitados 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros. As pessoas poderão optar por informar os dados pela internet, e, para isso, receberão uma senha do recenseador, que dará acesso ao sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os primeiros dados do Censo 2010 serão divulgados em dezembro e a partir de 2011 serão apresentados os resultados definitivos e temáticos.

O IBGE lançou o Censo 2010 na manhã de ontem em cerimônia realizada no Ministério do Planejamento. Os pesquisadores vão usar crachá do instituto, além de boné e colete, e trabalharão com um aparelho equipado com GPS (para localização geográfica) que vai criptografar as informações digitadas, para garantir a inviolabilidade.

Foram adquiridos 230 mil aparelhos, que, segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, só serão usados neste trabalho. De acordo com ele, no censo passado, um equipamento foi furtado, mas acabou sendo devolvido, porque a pessoa que o pegou percebeu ele que não servia para outra finalidade.

O governo vai fazer uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de responder às perguntas dos recenseadores.

Retrato do Brasil

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja o garoto propaganda da campanha. Ele também destacou a importância do diagnóstico para a elaboração de políticas públicas. "Eu considero que esse será o primeiro retrato de corpo inteiro do Brasil", afirmou o ministro.

A pesquisa para o Censo 2010 vai levantar as características como relação de parentesco, número de filhos, trabalho, renda, cor, raça, religião, sendo um dos levantamentos mais completos já realizado pelo órgão.
isa vai custar cerca R$ 2 bilhões.

Essa é a 12ª edição do recenseamento. A pesquisa vai custar cerca de R$ 2 bilhoes

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores