segunda-feira, 26 de julho de 2010

PESQUISA DATAFOLHA: Na corrida presidencial Dilma e Serra aparecem com empate técnico

Dilma Rousseff aparece com 37% das intenções de voto e José Serra, com 36%

A candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra, aparecem com empate técnico no último levantamento do instituto de pesquisas Datafolha, divulgado nesta segunda-feira, 26, no site da instituição. Dilma Rousseff aparece com 37% das intenções de voto e José Serra, com 36%.

A candidata do PV, Marina Silva, aparece em terceiro lugar, com 10%. O índice é 1 ponto percentual acima da pesquisa anterior, feita há 20 dias. Plínio Sampaio (P-SOL) e Eymael (PSDC) aparecem com 1% das intenções de voto cada um. Os outros candidatos não alcançam esse percentual.

Entre os entrevistados, 10% declararam estar indecisos e 4% pretendem anular o voto ou votar em branco.

A pesquisa mostra, ainda, que entre as mulheres, Serra teve uma queda de 7 pontos. Além disso, Dilma Rousseff perdeu 5 pontos na Região Nordeste, mas cresceu seis pontos entre os que tem renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos.

Na análise dos estados, a pesquisa mostra que Dilma Rousseff teve melhor desempenho na Bahia, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Distrito Federal. Serra lidera em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná. Em Minas Gerais, a disputa está equilibrada: Serra tem 38% e Dilma 35%. Nas capitais, Serra aparece na frente em Curitiba (47%), Porto Alegre (42%) e Belo Horizonte (39%). Dilma aparece em primeiro em Recife (41%) e em Salvador (40%).

Entre os candidatos que declararam sua opção de voto, 69% se classificam como “totalmente decidido” e 27% admitem que ainda podem mudar a escolha. Entre os eleitores de Dilma Rousseff, 78% disseram estar totalmente decididos. Entre os de Serra o índice fica em 67%. Dos eleitores de Marina Silva, 38% admitem que podem mudar o voto.

Dilma Rousseff também lidera a expectativa de vitória. A maior parte (41%) acredita que a candidata petista será a vencedora das eleições, enquanto 30% acham que o vitorioso será José Serra.

A previsão de empate técnico continua num possível segundo turno. Dilma Rousseff teria 46% dos votos e José Serra, 45%. Além disso, 5% dos entrevistados votariam branco ou nulo e mais 5% estariam indecisos.

Entre os eleitores de Marina Silva, 39% escolheriam Dilma em um eventual segundo turno e 41% optariam por Serra. Entre esses eleitores, 15% votariam em branco ou anulariam o voto, caso a disputa ficasse apenas entre PT e PSDB.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 23 em todo o país.

Agência Brasil e O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores