terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA) PODE ENTRAR EM GREVE NA QUINTA-FEIRA 24/02

Estudantes e professores têm reunião com a Secitece amanhã. Paralisação pressiona o Governo do Estado a realizar concurso público para professores. Assembleia na quinta-feira pode optar pela greve na instituição.

Após uma semana de muitos protestos, estudantes e professores da Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, participam de audiência amanhã com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), René Barreira.

No encontro marcado para às 15 horas, na sede da Secretaria, em Fortaleza, eles vão cobrar, entre outros pontos, a realização de concurso público para professores, melhorias no ensino e investimento em equipamentos de pesquisa para a Universidade - principal referência do Ensino Superior na Zona Norte do Estado.

A conversa com o secretário René Barreira tem ares decisivos para a situação atual da UVA. Dependendo das negociações, haverá uma assembleia dos estudantes na próxima quinta-feira, 24, à noite, no campus da Betânia, em Sobral, quando os alunos decidem se vão transformar a atual paralisação das aulas em greve. Representantes da diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sindiuva) apoiam o movimento deflagrado pelos estudantes.

“Sempre realizamos manifestações e seminários tendo como pauta concurso público para professor efetivo, precarização do trabalho docente e a construção imediata dos restaurantes e residências universitários. A receptividade dos estudantes sempre foi grande quando éramos nós quem puxávamos estes encontros”, declarou a presidente da entidade, a professora Maria Antônia Adrião. A coordenação da paralisação da UVA pretende trazer a Fortaleza alguns ônibus com estudantes e professores para o encontro de amanhã com René Barreira.

Efetivos
Os manifestantes pedem que o concurso anunciado pelo Governo do Estado para professor substituto (com 117 vagas) seja transformado em concurso para professor efetivo; que os professores que passaram no último concurso sejam convocados e para que o semestre possa continuar sem prejuízo aos estudantes da instituição. Mais de 500 alunos fizeram manifestação no Boulevard do Arco, em Sobral, na quinta-feira,17, no principal ato público da paralisação.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, paralisaram as aulas por uma semana, desde o último dia 14, após uma assembleia geral no Campus Betânia. O Diretório Central dos Estudantes realizou várias manifestações nos campi e nas ruas da cidade.

SAIBA MAIS

Em nota à Comunidade Acadêmica, a Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú diz que, “diante das manifestações de natural insatisfação do corpo discente pela falta de professores para algumas disciplinas, comunica que vem envidando esforços no sentido de solucionar o problema, que tem merecido especial atenção por parte do Governo do Estado”,

Diz ainda que o governador Cid Gomes autorizou a realização de concurso, em 2010, para os cargos de professores efetivos em 12 cursos. Com isso foram admitidos 24 professores que aguardam publicação das nomeações no Diário Oficial do Estado para iniciarem suas atividades.

Novo concurso para admissão de 117 professores substitutos, para todos os cursos de graduação, já está em tramitação.

Fonte: O POVO Online, Rita Célia Faheina (ritacelia@opovo.com.br)
Foto: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores