terça-feira, 5 de abril de 2011

GOVERNO DO CEARÁ DECLARA EPIDEMIA DE DENGUE: COREAÚ, GRANJA E MASSAPÊ NA LISTA

Na lista estão os municípios de Coreaú, Granja, Massapê e mais 24 municípios. Fora da lista, cidades como Camocim, Sobral, Barroquinha e Chaval estão sob alerta.

Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) quebra silêncio e confirma epidemia de dengue no Ceará assim como a circulação do vírus tipo 4 da doença. Ao todo 27 cidades estão em estado epidêmico, os outros 157 municípios em alerta. Na zona norte, os municípios de Massapê, Granja e Coreaú estão na lista dos epidêmicos. 

74 casos com 1 óbito foram registrados em Granja. Coreaú surge sem nenhum óbito, mas 127 casos. Massapê também não registrou óbitos, mesmo com 157 casos da doença. Diante do quadro, o gestores ressaltaram a importância de uma mobilização maior de pessoas, no sentido tanto de eliminar focos do mosquito e evitar a proliferação destes, como de tratar os doentes e atentar para os sinais de alerta da doença. 

Ainda na zona norte, Camocim, Barroquinha, Chaval, Uruoca, Martinópole não estão listados como epidêmicos, mas sob alerta. São 8308 casos da doença no Estado. Além disso foram registrados 20 óbitos pela forma mais grave da doença. O último balanço do Ministério da Saúde aponta o Ceará como líder em óbitos. As cidades declaradas com epidemia estão listadas AQUI.
Camocimonline (toinho lima)

Mobilização social

As ações de mobilização e de conscientização da população sobre os cuidados com a proliferação do mosquito, desde outubro do ano passado, foram intensificadas. O Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue foi ampliado de 18 para 26 instituições, incluindo a Federação das Indústrias do Estado do Ceará. A FIEC lançou a campanha “Indústria sem dengue”, mobilizando 11 mil trabalhadores. Outra ação da Sesa foi a “Caravana da Dengue”, que duas vezes percorreu às três macrorregiões do Estado (Juazeiro do Norte, Sobral, Fortaleza). Em todas, a Secretaria da Saúde do Estado alertava sobre os riscos de epidemia e que os municípios precisavam acelerar e qualificar o trabalho focal no controle do mosquito Aedes aegypti durante a visita casa a casa dos agentes sanitaristas dos municípios. Nos últimos 15 dias de março, 10 municípios, com óbitos confirmados, foram visitados pelo secretário Arruda Bastos e um grupo de técnicos da Sesa.

Mais fumacê

A partir desta quarta-feira,6, o fumacê vai circular nas áreas das seis Secretarias Regionais da capital. Mais informações AQUI

Em Coreaú, no último dia 30 de março, a Secretária de Saúde local realizou uma caminhada pela ruas da cidade, a fim de conscientizar a população sobre o problema no município. (Foto: Coreaú em Rede)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores