quarta-feira, 6 de abril de 2011

PADRE ZÉ FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Pronunciamento proferido pelo Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Pe. José Linhares, em Sessão Solene da Câmara dos Deputados do dia 04 de abril de 2011.
Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Já pertence ao calendário Nacional, a riquíssima iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em colocar à consciência de todos os brasileiros um tema de profundo alcance holístico, que  sempre vai ao âmago das questões que torturam a terra, sobremodo, aos cidadãos mais carentes do nosso País.

 Este movimento é denominado de Campanha da Fraternidade e sempre é lançado no período da quaresma. A proposta deste período é uma grande convocação para, num esforço de conversão, reservarmos mais tempo à oração, à penitência e à caridade.

 Paira sobre todos nós a força da graça do Espírito Santo para que sentimentos, coração e inteligência se abram mais aos valores transcendentais do nosso ser espiritual. Não significa com isso, que nos enclausuremos no espaço estreito do nosso Eu, mas muito mais, que descubramos a face dorida dos irmãos que se encontram perambulando pelos desvãos das ruas, vielas, bairros, pontes, clamando pela nossa solidariedade fraterna e cristã.

Por oportuno, a CNBB, sentindo o clamor pungente de nossas matas, rios, córregos, florestas, da própria natureza que, de mãos estendidas, nos pedem socorro, para que evitemos sua destruição, que em última instância será a destruição do próprio homem, começando pelos mais pobres.

O anúncio e a denúncia encontra como base o exercício da fraternidade  em favor da Vida ameaçada, hoje no planeta terra. Citando a carta paulina escrita aos romanos, (8,22) afirma “que a criação geme em dores de parto”.

 A conversão diária, persistente e consciente, deve nos despertar para a dimensão maior de nossa peregrinação terrena: A vida.

Faz-nos debruçar para o terrível fenômeno do aquecimento global e das mudanças climáticas que vem assolando as populações, de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente.

É certo que o tema é envolto em muita polêmica, mas há uma certeza óbvia, sobre a qual não se admite tergiversações: tsunami, maremotos, desmatamento e queimadas são respostas da natureza à violência que lhe está sendo imposta.

Iluminados pela Palavra de Deus e caminhando nesta quaresma rumo à Páscoa, surja dentro de cada um de nós o despertar para uma nova vida no nosso planeta Terra.

A Campanha da Fraternidade nos propõe uma série de ações objetivas:

·         Usarmos todos os meios para que uma consciência individual e coletiva seja despertada nos diversos extratos sociais;
·         Sabemo-nos provocadores do aquecimento global. A Campanha da Fraternidade intenta-nos despertar para nossas responsabilidades éticas e sociais;
·         Provocar debates, discussões nos diversos meios, para despertar a responsabilidade dos poderes legislativo, executivo e judiciário.
·         Trocar idéias que suscitem e promovam experiências relacionadas com o aquecimento global;
·         Denunciar e fazer cumprir as leis existentes para que os poderes constituídos assumam atitudes cabíveis.
·         Enfim usar de todos os meios para evitarmos a ameaça que está a conduzir a destruição do planeta.

O apelo da campanha da Fraternidade é caminho que nos deve guiar à Páscoa. A Ressurreição do Cristo, nosso irmão, nos conduza ao alvorecer de uma esperança que nos leve a Paz, a tranquilidade, ao bem estar, legados do nosso Pai e Salvador.

Por José Lúcio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores