sexta-feira, 15 de abril de 2011

SOBRAL ESTÁ ENTRE AS 10 PEQUENAS CIDADES DAS AMÉRICAS PARA INVESTIDORES ESTRANGEIROS

Sobral muito bem na fita!

Levantamento realizado pela revista inglesa fDI, do prestigiado grupo Financial Times, indica Sobral como uma das 10 pequenas cidades das Américas com a melhor relação custo-benefício para investidores estrangeiros .(Foto: Fco Fontenele )

Não duvide. Sobral, a pouco mais de 200 quilômetros de Fortaleza, é uma das principais “cidades do futuro” das três Américas. Quem garante é uma das mais respeitadas publicações do mercado econômico mundial, a revista britânica fDI Magazine, do grupo Financial Times.

Anualmente, a fDI classifica por continente as cidades que tenham as melhores perspectivas para investimento estrangeiro, desenvolvimento econômico e expansão de negócios. Seu mais recente estudo, American Cities of the Future 2011/2012 (“Cidades Americanas do Futuro”, em português), divulgado nesta semana, debruçou-se sobre as Américas Anglo-saxônica e Latina. E, na categoria Melhores Cidades em Relação Custo-Benefício, com população entre 100 mil habitantes e 250 mil, Sobral figura garbosamente em sexto lugar.

De acordo com o relatório publicado juntamente com a pesquisa, mais de 400 cidades foram avaliadas e tiveram suas informações divididas em seis categorias: Potencial Econômico, Recursos Humanos, Relação Custo-Benefício, Qualidade de Vida, Infraestrutura e Facilidade para Negócios. Cada uma dessas categorias tinha critérios específicos a serem analisados pela comissão julgadora.

Na categoria em que Sobral obteve a sexta colocação, por exemplo, os critérios analisados foram: Salário médio anual de um trabalhador não qualificado; Salário médio anual de um trabalhador semiqualificado; Salário médio anual de um trabalhador qualificado; Média anual de aluguel do escritório de uma localização privilegiada no Centro da cidade; Média da renda anual para uma fábrica/unidade industrial, em uma localização privilegiada; Preço médio de uma casa de três quartos; Custo da eletricidade; preço do quarto do hotel 3 estrelas/4 estrelas; Preço da gasolina; Salário mínimo; Custo de registro de propriedade; Custo para exportar; Custo para importar; Custo da criação de uma empresa; Impostos estaduais; e Impostos federais.

Além de Sobral, apenas mais outras três cidades brasileiras aparecem no ranking da fDI Magazine. São Paulo (SP), que pontua em 10ª posição no Top 10 das Cidades Latino-Americanas do Futuro (veja tabela nesta página); a Capital paulista também ocupa o segundo lugar na categoria Potencial Econômico em Metrópoles (população acima de 750 mil habitantes); e o quarto lugar no quesito Facilidade para Negócios em Metrópoles. Outra cidade do Brasil que emplaca na lista é Indaiatuba, a 100 quilômetros de São Paulo, apontada em décimo lugar na mesma categoria que Sobral: Relação Custo-Benefício em Cidades Pequenas (mais de 100 mil habitantes e menos de 250 mil).

A quarta cidade brasileira ranqueada pela fDI Magazine é um mistério. Maracanã (RJ) ocupa a sétima posição na mesma categoria que Sobral e Indaiatuba. O que é digno de estranhamento é que o estado do Rio de Janeiro não tem nenhuma cidade com esse nome. O único município brasileiro a ter Maracanã como nome fica no Pará, mas sua população mal chega aos 28 mil habitantes (o que a exclui imediatamente dessa categoria).

O POVO entrou em contato com a Redação da fDI, em Londres, para esclarecer a dúvida. No entanto, até o fechamento desta edição, os jornalistas da revista britânica não retornaram com os devidos esclarecimentos de qual cidade seria essa.

Este vácuo de informação termina por alimentar uma nesga de esperança que exista outro município cearense indicado pela publicação financeira internacional. Não custa nada imaginar (ou torcer para) que certo distrito industrial logo ali, com pouco mais de 200 mil habitantes, e só com uma letrinha a mais que Maracanã possa também estar nos planos de investidores internacionais.

Em tempo, fDI, o nome da revista, é a sigla em inglês para Foreign Direct Investmen (Investimento Direto Estrangeiro). (colaborou Tatiana Pavarino, especial para O POVO).

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O levantamento Cidades Americanas do Futuro 2011/2012 foi realizado pela fDi Inteligência, provedora de informações de investimento direto estrangeiro do grupo de Comunicação The Financial Times Ltd.
Fonte:  O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores