segunda-feira, 13 de junho de 2011

GRENDENE SOBRAL APRESENTA SEUS NÚMEROS A IMPRENSA LOCAL

Emilio Morais, Nelson Rossi, Hebert Rocha e Betinha (Fotos Bené Fernandes)

Grendene recebe imprensa falada de Sobral e apresenta Relatório Sócio Ambiental – Ano Base 2010. O encontro aconteceu no último dia 10 de junho.

No dia 10-06-11 a Grendene S/A abriu suas portas para receber profissionais da imprensa local em sua planta de Sobral com o objetivo de apresentar seu Relatório Sócio Ambiental, veiculado no Jornal Correio da Semana do dia 12-06-11.  Segundo o serviço de Relações Públicas da Grendene, foram convidadas 10 emissoras de rádio da cidade que enviaram seus representantes. Ao todo 18 profissionais estiveram presentes à apresentação. O evento teve início às 10h30min com a fala do Gerente de Operações do Nordeste, Nelson Rossi, que explanou sobre o panorama do mercado mundial e brasileiro de calçados. Em seguida o Gerente da Controladoria, Emílio Moraes, fez um breve histórico da Grendene com foco nos 18 anos de instalação da empresa em Sobral. Dados da arrecadação de impostos em Sobral das três esferas governamentais foram apresentados e todos demonstraram um forte crescimento real após a instalação da Grendene em 1993. Considerando que a instalação da empresa em Sobral foi praticamente o único fato relevante do desenvolvimento econômico local na primeira metade da década de 1990, infere-se que a Grendene tenha sido a principal responsável pelo crescimento econômico sobralense dos últimos 20 anos.

Destaques na receita tributária

Na esfera municipal verificou-se que a receita municipal efetivamente arrecadada teve um impressionante aumento real de 883%, com destaques para os anos de 2001, 2008 e 2010.  Destaca-se que em 1994 o principal contribuinte de ISS em Sobral era a Nutrinor, empresa fornecedora de refeições para Grendene.

Já o principal imposto estadual, o ICMS,  arrecadado em Sobral entre 1993 e 2010, teve um incremento de 814%. Observe-se que todos os dados do relatório estão representados em Reais de dezembro de 2010, isto é, corrigidos pelo IGPM, portanto sem o efeito da inflação.

Também a arrecadação federal em Sobral teve impacto positivo. O indicador federal de maior resultado foi o Imposto de Renda de Pessoa Física, que traduz o enriquecimento da população a partir da renda declarada. Verificou-se que o trabalhador de Sobral que paga imposto de renda teve sua renda aumentada em seis vezes desde 1993.

Vale destacar também outro indicador federal são os tributos sociais, que antes eram arrecadados pelo INSS e que passaram a ser arrecadados localmente pela Receita Federal a partir de 2002. O COFINS arrecadado em Sobral teve um incremento nestes nove anos de 622%.

Destaques de responsabilidade social

Após a apresentação dos números do impacto positivo das receitas públicas, a Supervisora de RH, Anna Elisabeth, mostrou uma síntese das ações sociais da Grendene no ano passado. Os principais destaques nesta área foram as ações de saúde bucal em prol da prevenção de redução do absenteísmo por motivo odontológico com 13.453 atendimentos; a campanha Natal Sem Fome, na qual os funcionários da Grendene bateram o recorde de doações alcançando a marca de 45,3 toneladas de alimentos e os investimentos em treinamento contabilizando 300mil horas de educação corporativa significando uma media de 15 horas por colaborador e perfazendo um investimento de 1,73 milhões de reais em educação.

Outro aspecto importante a destacar tem sido a política de valorização dos colaboradores quanto a promoção para vagas diferenciadas que a cada ano vem crescendo. Em 2010 a Grendene ofertou 983 vagas para diversos níveis hierárquicos acima de auxiliar de produção. Foram promovidas 928 pessoas, ocupando 94,4% das vagas ofertadas. A Grendene em Sobral tem 626 cargos de chefia dos quais 477 são ocupados por cearenses.

Destaques de responsabilidade ambiental

Após as apresentações foi oferecido um almoço e parte do grupo foi conduzido pelo Gerente Nelson Rossi em um tour pelas unidades de produção, começando pela “Fábrica 4”, que produz 23 mil Kg de PVC por dia, principal matéria prima dos calçados Grendene. Junto a esta fábrica o grupo visitou uma unidade de recuperação de PVC e vincal (uma espécie de tecido) que recicla 100% de todo o PVC que sobra no processo de fabricação de calçados. Desta a empresa colaborou com a natureza em 2010 reciclando mais de 29 mil toneladas de PVC, batendo seu próprio recorde de reciclagem.

Outro importante destaque tem sido a política de resíduos sólidos da empresa que destina apenas 2,51% dos seus resíduos ao aterro sanitário de Sobral. Todo o restante  e reusado ou reciclado na própria companhia ou destinado a empresas especializadas. Além da reciclagem do PVC vimos também o reuso da água dos vestiários e restaurantes que é destinado à irrigação dos jardins. Segundo o serviço de Relações Públicas da Grendene em Sobral, a empresa faz reuso de 100% da água usada no processo industrial e 70% da água dos banheiros e vestiários. Os 30% de esgoto doméstico restantes são devidamente encaminhados para a rede de esgoto municipal, administrada pelo SAAE.

Em seguida os jornalistas visitaram as unidades produtivas 3 e 7 que contemplam todas as fases de fabricação do calçado propriamente dito que vão desde a recepção de matéria prima até o acabamento e expedição, passando pela fabricação dos pequenos componentes e pela injeção de solados.

A iniciativa da vista faz parte do Programa Portas Abertas que em 2010 recebeu 919 divididas em 27 grupos de diferentes instituições. Atualmente a Grendene conta com 17.460 colaboradores em Sobral e tem capacidade de produzir 197 milhões de pares de calçados por ano. Toda a visita teve duração aproximada de 5 horas e foram visitadas 3 unidades fabris de modo que todas as operações inerentes a fabricação de calçados fossem contempladas.


Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq
Diretores e Gerentes

Um comentário:

  1. Após as apresentações foi oferecido um almoço e parte do grupo foi conduzido pelo Gerente Nelson Rossi em um tour pelas unidades de produção, começando pela “Fábrica 4”, que produz 23 mil Kg de PVC por dia, principal matéria prima dos calçados Grendene. Junto a esta fábrica o grupo visitou uma unidade de recuperação de PVC e vincal (uma espécie de tecido) que recicla 100% de todo o PVC que sobra no processo de fabricação de calçados. Desta a empresa colaborou com a natureza em 2010 reciclando mais de 29 mil toneladas de PVC, batendo seu próprio recorde de reciclagem.
    Selecionei esta parte pq trabalho na "fabrica 4" e fala em numeros de material produzido,agora eu deixo uma pergunta,Eu trabalho a 3 tres anos como operador de mistura sou eu quem faz o pvc e porque ate agora eu nao recebi o reajuste como os outros operadores e nao e so eu nao tem mais jente q trabalha em uma funçao sem esta ganhando pelo trabalho quer esta sendo feito,la trabalhamos em dobro estamos super caregados porquer eles nao quere contrata jente para a nossa fabricar ,mais uma coisa ele nao querem trocar nossos materia de proteçao mascara,protetor auricular,bota e nem a bata cader o misterio do trabalho nesta hora que ja faz muito tempo que nao passao por la.
    Falarao que levarao os visitantes para o refeitorio no dia em que eles estavao lá estava uma mil maravilha foi so eles sair que nem quardanapo tem na mesa sem falar que um dia destes ai no dia 18 de abril de 2012 eu fui mim sevir de uma canja tinha uma mosca dentro da canja sabe oq a responsavel se assim pode chamar de responsavel so tiro a mosca e mim obrigou comer a canja com a mosca (falei tra ela que nao queria aquela canja fui pegar outra comida ela falou que nao podia que eu erra obrigado a comer aquela canja com a mosca )ela disse que ia chama a seguraça para mim despedi por justa causa porque reclamei da comida,aquela comida samos nós quem pagamos merece-mos comida mais digna porque eles estao nos tratado pior que escravo.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores