segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CASO ISABELA MOREIRA EM SOBRAL: SANTA CASA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO ASSINADO POR DOM ODELIR E PADRE EDMILSON



A direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, devido a grande repercussão da morte da pequena Isabela Moreira, emitiu uma segunda nota de esclarecimento, agora com mais peso, assinado pelo Bispo de Sobral Provedor da instituição, e do diretor Pe. Edmilson Eugênio.

Confira as explicações!

A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL, por sua Direção Geral, vem a público esclarecer os acontecimentos envolvidos no atendimento à paciente Isabela Moreira Gomes:

Em primeiro, a Direção da Santa Casa e todos os seus colaboradores externam sua solidariedade à família da pequena Isabela e lamentam, imensamente, a tragédia ocorrida.

Quanto aos fatos, é importante esclarecer que a Santa Casa de Sobral recebera a pequena Isabela por volta das 14 horas, já em estado grave, proveniente do Hospital Unimed de Sobral, onde foi submetida a um procedimento cirúrgico. É oportuno ressaltar que qualquer intervenção cirúrgica tem os seus riscos inerentes e, para tanto, a instituição que a realiza deve estar adequadamente preparada para quaisquer intercorrências.

Ao chegar à Santa Casa, a pequena Isabela foi atendida de prontidão. De imediato foi levada pelo seu médico assistente ao Centro Cirúrgico e submetida a todos os procedimentos necessários à reversão do seu complicado quadro clínico, do mesmo modo que seria tratada em uma UTI pediátrica. Ressalta-se o envolvimento de muitos médicos e enfermeiros que empenharam-se fortemente na busca de restabelecer a vida da pequena Isabela.

O processo de reanimação da paciente durou mais de 6 horas e foi conduzido por uma equipe multidisciplinar, envolvendo pediatras, pneumologista, anestesistas, cirurgiões e enfermeiros. Após este período, conseguiu-se estabilizar o seu quadro clínico, que ainda era de extrema gravidade. O passo seguinte foi encaminhá-la para Fortaleza, onde teria o seu tratamento continuado em uma unidade de tratamento intensivo. Infelizmente, a estabilidade clínica obtida com as manobras de reanimação não se sustentou e a pequena Isabela veio a óbito.

É lamentável e inconcebível que na Macrorregião de Sobral não existam leitos de UTI pediátrica ativos. É fato que desde abril de 2011 foram estruturadas na Santa Casa duas modernas UTIs, destinadas à Pediatria e à Neonatologia. As duas foram credenciadas, mas apenas conseguimos colocar para funcionar a UTI neonatal. Quanto a UTI pediátrica, apesar do amplo conhecimento das autoridades federais, estaduais e

municipais, a Santa Casa não tem conseguido os recursos necessários para fazer funcionar esta unidade, absolutamente imprescindível à população de Sobral e aos 61 municípios que nos têm como referência.

A decisão da ativação da UTI pediátrica da Santa Casa pertence, sobretudo, aos gestores públicos, através do seu credenciamento junto ao SUS e da garantia dos recursos para o custeio necessário ao seu pleno funcionamento. Assim posto, a Direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral reafirma a sua solidariedade à família da pequena Isabela pela dor irreparável e confirma, junto à população de Sobral e dos outros municípios da Zona Norte, a disposição de continuar lutando, com todas as suas forças, pela melhoria da assistência à saúde da nossa população.

Sobral, 28 de Novembro de 2012.

Dom Odelir José Magri
Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Pe. José Edmilson Eugênio Nascimento
Diretor Geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Nota extraída do Blog Marcelo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores