Com o fim do horário brasileiro de verão 2012/2013, a partir das 0 horas deste domingo, 17, alguns cuidados devem ser tomados por quem vai utilizar a malha aérea ou serviços de comunicação. O sistema começou a vigorar em 21 de outubro do ano passado, com duração de 88 dias.
Neste fim de semana, os relógios dos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e do Distrito Federal serão atrasados em uma hora. Por isso, serviços de âmbito nacional podem sofrer alterações.
Segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os bilhetes de passagem, regularmente, já são emitidos observando as datas do horário de verão, mas os passageiros podem entrar em contato com as companhias aéreas apenas para confirmar as demandas de chegadas e partidas.
Por regulamentação de decreto presidencial de 2008, os ajustes nos relógios são realizados entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro. O objetivo é reduzir gastos com energia elétrica e aproveitar mais o verão - que tem dias mais longos.
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe não estão incluídos no sistema. A economia entre 2011 e 2012 foi de R$ 160 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O balanço de 2012/2013 não foi emitido, mas a expectativa do Governo Federal é reduzir os gastos em R$ 280 milhões.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os passageiros de estados que não aderiram ao horário de verão devem entrar em contato com as companhias para verificar horários de chegada e partida, por meio dos canais de comunicação (redes sociais, call center, site).
(Isabel Costa - isabelcosta@opovo.com.br)
Mais informações no site O POVO Online.
(Isabel Costa - isabelcosta@opovo.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário