Universitários da UVA em Sobral-CE realizam desde o inicio deste semestre manifestações exigindo a realização de eleições diretas para reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú. O movimento estudantil, também apoiado pelo SINDIUVA realiza protestos contra a atual maneira antidemocrática de "eleições" na Universidade. Os manifestantes que exigem a participação da comunidade acadêmica no processo de escolha de Diretores de Centro, Coordenadores e Reitor realizam desde o inicio de fevereiro mobilizações em Sobral.
Na última semana a UVA que suspendeu as aulas após o feriado do Carnaval provocou a revolta dos alunos que sem ter acesso ao campus da Betânia realizam panfletagem no Beco do Cotovelo e realizam na manhã de hoje um ato de reivindicação em frente a Universidade. A eleição para reitor na UVA deve ocorrer de portões fechados afim de evitar tumulto e intervenções dos manifestantes no "processo eleitoral.
Em nota a Universidade informou que não se opõe a discutir proposta de eleições diretas para os cargos mencionados, contanto que tal ato se dê dentro dos parâmetros previstos na legislação vigente. A Reitoria afirmou ainda que diante da ameaça de impedimento ao ato de votação da lista tríplice para o cargo de Reitor e Vice-Reitor, propagada pelo SINDIUVA, a Universidade foi obrigada a socorrer-se do judiciário para garantir o direito constitucional de ir e vir, a fim de permitir o acesso dos eleitores ao prédio da reitoria e que o pleito da Universidade teria sido atendido pelo judiciário. O documento foi enviado a lista.academicos@listas.uvanet.br pela madrugada exatamente as 02:28:41 desta sexta-feira, 15 de fevereiro.
Post. Francisco Freire (Portal Jovem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário