Imagem registrada em dez/2010 no Bairro Bela Vista/Alcântaras
Economicamente mais baratos, e com facilidade de locomoção em praticamente todos os lugares, os veículos de duas rodas lideram a frota de Alcântaras e junto com eles, acompanham as estatísticas de acidentes de trânsito.
As motocicletas (motos) e motonetas mais conhecidas como “bis” representam 79% da frota de veículos no município de Alcântaras, em 2012 elas representavam quase cinco vezes o número registrados há dez anos em 2002 que era de apenas 406. Hoje Somente as emplacadas no município são 1914 no último levantamento oficial, mais se estima que o número seja bem superior ultrapassando os 2.500, isto devido a grande quantidade de irregulares. O aumento na frota de motos em Alcântaras, não é um fenômeno isolado, tem acontecido em todo o Brasil na última década, e principalmente nas cidades do interior da região Nordeste.
As motos também têm sido os veículos que mais registram acidentes na cidade, muitos fatais como o que aconteceu no mês julho de 2011 que deixou três mortes na ladeira do búzio distante 2,5 km da cidade e um outro em setembro do ano passado (2012) com mais duas mortes no trecho conhecido como Santa Maria no sítio Macacos a cerca de 3 km da sede de Alcântaras.
A maioria dos acidentes é acompanhada pelo consumo de álcool, imprudências de condutores não habilitados e de menos de idade. Geralmente acontecem nos finais de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário