quarta-feira, 24 de abril de 2013

PROJETO POLÊMICO PREVÊ EXPANSÃO DA CAGECE

Nos últimos anos a imagem da Cagece tem ficado desgastada


A alteração permite que a Cagece firme parcerias com empresas privadas. Deputados de oposição criticaram o projeto, dizendo que ele abre caminho para a privatização do órgão.

Sob críticas de parlamentares da oposição e protesto de sindicatos, foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei que expande a atuação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Com a aprovação da mensagem – encaminhada na semana passada pelo governador Cid Gomes (PSB) – a companhia passa a ter a possibilidade de atuar em outros estados e também no exterior, fazer parcerias com empresas públicas ou privadas e ainda operar em outros ramos além do saneamento básico.

Na redação da nova lei, fica estabelecido que a Cagece poderá “participar, coligar-se, associar-se ou consorciar-se” a empresas públicas ou privadas. Na justificativa do projeto, o governador argumenta que os serviços de saneamento demandam para o Estado “vultosos recursos” com operação, manutenção e ampliação. A contrapartida, vinda de financiamentos e das tarifas pagas pelos consumidores estariam aquém das necessidades financeiras da companhia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua), Jadson Sarto, classificou o projeto como “pegadinha” do Governo do Estado. Segundo ele, as alterações podem provocar “demissões em massa” de servidores e aumento na tarifa de água residencial. “Isso vai abrir as portas não para que a Cagece seja competitiva, mas sim para que a iniciativa privada venha para dentro da Cagece e tome conta do saneamento, criticou.

Matéria completa no O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores