Iracema do Vale também pedirá recursos para a construção de uma nova sede. A Desembargadora assumira no próximo dia 14 a presidência do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE).
A desembargadora Iracema do Vale viajou a Brasília na manhã desta terça-feira (4) para uma audiência com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia, para discutir o início da preparação para as Eleições de 2014 no Ceará, segundo revelou em entrevista ao jornalista José Maria Melo.
Durante a audiência, a desembargadora solicitará a disponibilização de mais kits biométricos para o processo eleitoral do próximo ano no Ceará. No Estado, apenas os municípios de Eusébio, Crateús, Ipaporanga, Forquilha, Sobral e Alcântaras contam com o sistema.
Iracema do Vale vai assumir a presidência da Corte do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) no próximo dia 14 de junho e a ida a Brasília também tem o intuito de encaminhar o pedido de recursos para a construção de uma nova sede.
Entenda o sistema biométrico
O sistema biométrico de votação facilita a identificação do eleitor na hora de votar, possibilitando que o processo de votação flua com maior rapidez e evitando fraude porque nenhum eleitor poderá votar por outro, tendo em vista que é identificado pela digital, ou seja, o terminal que faz a leitura da digital do eleitor é quem libera a urna eletrônica para a votação.
Para este sistema funcionar necessário se faz que o eleitor tenha as digitais cadastradas. Isso é feito com o comparecimento do eleitor ao local indicado pela Justiça Eleitoral para atualizar todos os dados. Na prática é como se o eleitor estivesse fazendo uma nova inscrição, embora permaneça com o mesmo número do título.
Durante o cadastramento biométrico é feito o registro das impressões digitais do eleito, foto e atualização dos dados como filiação, endereço residencial, sexo, grau de instrução, etc. Ao final o eleitor recebe um novo título.
Diário do Nordeste Online (Foto: reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário