Na última terça-feira, 13, o prazo para a confirmação da participação no programa Mais Médicos se encerrou. Foram confirmados 117 médicos para o Ceará, nos quais serão distribuídos por 52 municípios cearenses. Deste número total de profissionais, 106 são brasileiros e 11 possuem registro profissional de fora do país. Dos 52 municípios, 38 são regiões de extrema pobreza. As vagas preenchidas equivalem a 14% da demanda dos municípios do Estado, que necessita 834 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Ceará, a cidade de Fortaleza receberá o maior número de profissionais, com 26 médicos, todos brasileiros. Os outros municípios recebem uma quantidade inferior, sendo Cascavel, com 7 médicos, a segunda cidade que mais vai receber profissionais no Estado.
No Brasil, o primeiro mês de seleção para o programa Mais Médicos contou com a homologação de 1.618 profissionais, entre brasileiros e estrangeiros. Estes profissionais serão distribuídos em 579 municípios e 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Cerca de 67% dessas regiões estão em áreas de extrema pobreza e distritos de saúde indígenas, segundo o Ministério da Saúde.
O Nordeste será a região com a maior cobertura dos profissionais do Mais Médicos, com 261 cidades. Bahia é o estado que vai receber o maior número de profissionais com 144 confirmados. Em seguida, vêm os estados de São Paulo (134), Rio Grande do Sul (119) e o Ceará (117).
Nesta segunda-feira, 19, o Ministério Público abre as inscrições para a segunda seleção mensal para médicos brasileiros e estrangeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário