A afirmação é do Sr Artidor Albuquerque, um alcantarense que viveu por quase 100 anos, viu Alcântaras se formar, emancipar-se e crescer.
Em depoimento bastante lúcido e rico em detalhes gravado em vídeo em 2009 aos 97 anos de idade, Artidor Elias de Albuquerque, disse o "velho Capistrano foi enterrado na igreja", e dá detalhes sobre o exato local onde segundo ele, durante alguns anos era simbolizado por uma cruz no local dentro da igreja.
A informação coincide com a história oral dos antigos que viveram no antigo São José dos Alcântaras e que todos acostumaram-se a relatar, no entanto é diferente da versão que agora está sendo posta pelo Professor Juvenal, pesquisador da História de Alcântaras e prestes a publicar seu primeiro livro sobre a história da cidade.
O fato, é que na época da demolição da Antiga Igreja Mariz, a igreja católica de Alcântaras além de derrubar a edificação mais importante da cidade, ainda prestou um 'desserviço' com a memória local, perdendo ainda a oportunidades de esclarecer os fatos.
Sem nenhum laudo que comprovasse a necessidade de derrubar a igreja, o feito também não teve nenhum acompanhamento de um arqueólogo, de um historiador/pesquisador ou técnico especialista em escavações de edificações antigas, ou ainda sem algum acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, que até se pronunciou sobre a demolição não ser a melhor opção, ou seja, a preocupação foi zero com aquilo que poderia ajudar a descrever a história do local da cidade.
Falta de conhecimento da História!
Apesar da possibilidade e do conhecimento de que o fundador da Igreja possa ter sido sepultado nela própria, ainda não garante que os restos mortais cremados seja de João Capistrano.
Ainda sobre o Sr. Artidor; Perguntado sobre o que achava, sobre a decisão de derrubar a antiga igreja declarou: "Isso é uma malvadeza."
Sr Artidor nasceu no dia 20 de outubro de 1912, no Sítio Algodões – Alcântaras/CE onde morou seus 99 anos, 3 meses e 10 dias. Viveu por quase um século e foi contemporâneo de João Capistrano, onde faleceu no ano passado (2012).
Imagem extraída Blog Portal Jovem |
Por enquanto é só!
Nenhum comentário:
Postar um comentário