quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

URNA ELETRÔNICA: 88 MIL AINDA DEVEM FAZER CADASTRO BIOMÉTRICO

Aproximadamente 88 mil eleitores de sete cidades do Interior ainda precisam realizar o recadastramento biométrico para participar das eleições deste ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dos 436 mil eleitores anteriormente inscritos nos municípios cearenses que usarão a biometria pela primeira vez em 2014, cerca de 348 mil já realizaram o procedimento de atualização cadastral.

Neste ano, os municípios de Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Crateús e Ipaporanga realizarão as eleições com o uso da biometria pela primeira vez. A cidade de Eusébio, assim como ocorreu nas eleições de 2010 e 2012, também utilizará o sistema neste no processo eleitoral.

Para garantir o direito ao voto, os eleitores desses municípios precisarão procurar os cartórios eleitorais de cada cidade até o dia 7 de maio, data final para o fechamento do cadastro eleitoral. Caso contrário, os títulos de eleitor serão cancelados. No Interior, o atendimento ao eleitor acontece somente pela manhã, das 13h às 18h.

O município mais avançado no recadastramento biométrico é Aquiraz, em que 86% do eleitorado já regularizou a situação. Em 2010, 25 mil eleitores cearenses habilitaram as impressões digitais em um scanner para participar do processo eleitoral, mas aproximadamente 7 mil deixaram de votar. Já em 2012, o número de votantes chegou a 30 mil eleitores. Nos dois anos, não foram registrados problemas nos aparelhos utilizados.

De acordo com o TRE, a divulgação dos novos municípios que adotarão o sistema biométrico deve ocorrer somente após o período eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer concluir a implantação da biometria em todo o Brasil até 2020.

Diário do Nordeste Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores