sexta-feira, 21 de março de 2014

PREFEITO DE IBICUITINGA RETORNA AO CARGO CINCO DIAS APÓS SER CASSADO

Foto: Web, divulgação
O prefeito de Ibicuitinga retornou ao cargo nesta sexta-feira, 21, cinco dias após ser cassado por abuso de poder econômico e político durante a eleição de 2012. Edmilson Gomes  entrou com medida cautelar e vai aguardar no cargo o julgamento de recurso.

Ele e o vice-prefeito estavam afastados desde a última segunda. Segundo a Justiça, a Prefeitura contratou 717 servidores temporários em 2012. O número é maior do que nos anos anteriores, quando foram contratadas 442 pessoas (2009); 609 (2010); e 577 (2011). Muitos dos contratos se encerravam entre julho e setembro, tendo sido prolongados irregularmente por portarias. Após as eleições, muitos dos contratados foram dispensados.

O advogado do prefeito, Fernandes Neto, afirma que o aumento do número de contratos é natural, por incremento dos programas federais nos Municípios. “Não tem município que não tenha esse crescimento normal de servidores temporários. Até porque o Governo Federal tem implementado diversos programas temporários”.

Ele destaca que todas as contratações respeitaram o prazo legal para ano de eleição – de até 5 de julho – e que os números seriam insuficientes para desequilibrar a eleição. Já o chefe de gabinete do prefeito de Ibicuitinga, Nonato Saraiva, muitas das nomeações teriam sido emergenciais, para evitar parada nos serviços.

A Justiça no entanto, rejeita tese de contratações emergenciais. “Não houve situação de excepcionalidade ou de emergência que impusesse esse incremento de servidores, tanto que as contratações não tiveram por fim o preenchimento de vagas em serviços emergenciais, atípicos, vinculados, por exemplo, à sobrevivência, à saúde ou à segurança”, diz a decisão.

Enquanto Edmilson estava afastado, havia assumido o segundo colocado da eleição de 2012, Francisco Anilton Maia.

Com informações do MP-CE (Via Portal Ceará Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores