terça-feira, 29 de julho de 2014

OFICINAS DEBATEM DESAFIOS DO COMPLEXO DO PECÉM A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa (Caeae) realiza, de 29 de julho a 7 de agosto, sete oficinas de trabalho para debater os desafios em busca de consensos para a implementação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “O objetivo é colaborar para que o CIPP impulsione o desenvolvimento do Estado de forma equânime e sustentável”, observou o presidente do Conselho, deputado Lula Morais (PCdoB).

As oficinas terão como temas gestão ambiental integrada; políticas sociais para a dinâmica populacional da área do CIPP e entorno; infraestrutura básica; políticas de atração, fixação e fortalecimento de cadeias produtivas no Estado; descompasso entre oferta e demanda de mão de obra, bens e serviços; Integração do planejamento dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia com o CIPP; e o aperfeiçoamento do sistema de gestão com capacidade para desenvolver uma gestão compartilhada.

Os desafios surgiram durante o I Encontro Estadual do Pacto pelo Pecém, em continuidade ao trabalho divulgado no documento “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, lançado em 16 de maio deste ano, com um diagnóstico sobre a questão. Organizada pelo Conselho de Altos Estudos, a publicação resultou de reuniões com o Poder Público e os diversos setores da sociedade, somando mais de 140 instituições participantes. A ideia das oficinas é oferecer o embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório Legislativo.

O próximo passo será a elaboração de uma agenda propositiva a ser referendada até o final de 2014, no II Encontro Estadual, para efetivar o potencial de desenvolvimento sustentável do entorno do CIPP e das oportunidades para o Estado.

A coordenação de implementação das ações ficará a cargo do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede), com apoio técnico, metodológico e administrativo do Conselho de Altos Estudos. “Há um grande esforço das instituições envolvidas no processo, sistematizadas por este Conselho, para que o CIPP ofereça oportunidades de crescimento e evolução econômica para o nosso Estado”, assinalou o secretário executivo do Caeae, engenheiro Francisco Lopes Viana.

CONCURSOS

O Conselho promoveu ainda, no primeiro semestre de 2014, o Concurso de Redação com o tema “Ceará sem Drogas: uma luta de todos nós”. Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, recebeu 41 mil redações de alunos do ensino médio, de escolas da rede estadual de ensino. Como parte da Campanha “Ceará sem Drogas”, o concurso buscou na dinamização do esporte e lazer comunitários, uma forma de combater o uso indiscriminado das drogas no Estado. Este foi o segundo concurso de redação organizado pelo Conselho. O primeiro aconteceu em 2013 e teve como tema a importância da Refinaria Premium do Ceará. 

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores