A preocupação dos gestores da saúde do Ceará com o Sarampo não é à toa. Uma doença que havia desaparecido do Estado reaparece com força total e ameaça, pela sua natureza viral, se constituir em mais um surto. Se não bastasse a preocupação com a Dengue no Ceará, e as doenças importadas neste período de Copa, o sarampo vem avançando e exige um maior esforço de todos profissionais de saúde.
A Secretaria da Saúde do Estado (SESA/CE) é ciente do risco e já começou campanha de vacinação contra o sarampo, que teve início no dia 27 de junho e vai até o dia 18 de julho. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no mês passado pela Secretaria da Saúde do Estado, no Ceará foram notificados 415 casos suspeitos de sarampo entre 25 de dezembro de 2013 e 12 de maio deste ano, e confirmados 161 casos em Fortaleza (118 casos), Aracati (1 caso), Camocim (1 caso), Caucaia (3 casos), Itaitinga (1 caso).
Em Sobral, a vacinação também já começou e, segundo informação do Site 24 Horas, já se tem notícia de um caso grave da doença no distrito de Patriarca. Em Meruoca, segundo a secretária da saúde, Sabrina Frota, já foram registrados dois casos. Conforme a secretária, a campanha de vacinação contra o sarampo no município que teve início no dia 17. “Pedimos o apoio da população, ressaltando que as mães devem levar as sua crianças para se vacina. Temos muito medo de um surto no município”, ressalta Sabrina Frota. Uma eventual propagação da doença deixa em alerta todos os municípios da zona Norte, já os casos de sarampo, nesta nova fase, vem mostrando que os cuidados com a doença, quando outrora o restabelecimento acontecia em domicílio, faz-se necessário a internação hospitalar.
Blog Encontro com Saúde (Via Sobral de Prima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário