Área Rural de Alcântaras - Sítio Fidalgo. Foto: Arquivo VN |
‘CAR’ será necessário para acesso a linha de crédito rural. Posseiros e proprietários de imóvel rural de Alcântaras tem até o próximo dia 05 de maio para ficar em dia com a lei e poder acessar as linhas de crédito rural.
Daqui a pouco mais de um mês instituições financeiras que oferecem linha de credito a produtores rurais vão passar a exigir o comprovante do Cadastro Ambiental Rural ( CAR). Em Alcântaras onde a informação sobre a necessidade de inscrição junto ao Sistema de Informações do Cadastro Ambiental Rural (SISCAR) é relativamente nova, caso o mapeamento e cadastramento das unidades rurais não sejam realizadas muitos produtores e agricultores poderão enfrentar dificuldades ao solicitar empréstimos junto ao Banco do Nordeste, Caixa e Banco do Brasil.
O CAR que é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, foi criado pela Lei do Novo Código Florestal aprovada no ano de 2012, tendo por objetivo formar uma base de dados estratégica voltada ao controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demias formas de vegetação nativa do Brasil. Alcântaras que está inserido em uma região de Área de Proteção Ambiental, deve antecipar-se a implantação do Cadastro afim de evitar prejuízos ao homem do campo que deve até o prazo acima haver informado a identificação da localidade e as delimitações da propriedades, fornecendo ainda imagens por satélite. Por este motivo EMATERCE, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Sindicatos Rurais devem está preparados para orientação, consultoria e apoio técnico necessário a realização desta atividade.
De acordo com o Canal Rural em todo o Ceará, até o momento apenas 0,70% das áreas rurais foram cadastradas e apenas o Distrito Federal teve mais de 98% das unidades já informadas ao SISCAR
Post. Francisco Freire (Portal Jovem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário