quinta-feira, 21 de maio de 2015

DEPUTADOS ESTADUAIS VISITAM OBRAS DO CINTURÃO DAS ÁGUAS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Foto: Edson Junior Pio
Uma comissão de deputados estaduais vai acompanhar o governador Camilo Santana na visita à maior obra hídrica do Estado. Eles irão conhecer uma barragem em Jati e um túnel em Missão Velha.

Liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), uma comissão de deputados estaduais visitará as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) nesta sexta-feira (22/05), acompanhando o governador Camilo Santana (PT). Eles também irão conferir as obras da Barragem de Jati, que receberão as águas da Transposição do Rio São Francisco. Da barragem, a comitiva de parlamentares e o governador seguem para o ponto de captação, sistema por meio do qual as águas do São Francisco entrarão no CAC.

Além de Zezinho Albuquerque, devem participar da visita os deputados Elmano Freitas (PT), Joaquim Noronha (PP), Leonardo Pinheiro (PSD), Welington Landim (Pros), Zé Ailton Brasil (PP) e Bethrose (PRP).

A segunda etapa da visita acontece em Missão Velha, onde está sendo construído o Túnel Veneza, com 2,3 km de extensão. Neste ponto, técnicos da Secretaria dos Recursos Hídricos e das empresas responsáveis pela obra devem apresentar às autoridades detalhes do projeto que, nesta primeira etapa, tem 150 km de extensão com investimento de R$ 1,6 bilhão. As águas beneficiarão, somente nesta etapa, mais de um milhão de pessoas na região do Cariri.

O Cinturão das Águas, no trecho 1, vai atender diretamente as cidades de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Icó, Orós, Mauriti, Aurora, Cariús e Quixelô. A obra estará voltada para dar maios sustentabilidade e segurança hídrica ao Estado.

Além dos canais, estão sendo incluídos no trecho sifões, enterrados e aéreos, para travessia dos cursos de água, além dos túneis. Uma das características da obra é ter um sistema gravitário, dispensando o sistema de bombeamento da água. Um dos grandes objetivos do canal no Estado é oferecer melhores condições para o abastecimento humano, mas garantir também o desenvolvimento de segmentos como a agricultura e indústria na região.

Na sua totalidade, o projeto do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) prevê a construção de 1,3 mil quilômetros de canais, sifões e túneis que levarão água para 12 bacias hidrográficas do Ceará.
A visita será encerrada com um almoço no canteiro de obras.

Da Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores