sábado, 27 de agosto de 2016

PESQUISA ELEITORAL EM SOBRAL: MOSES TEM 36% E IVO GOMES, 33%

Imagem: Divulgação (Cesar Ribeiro)
Após vinte anos de governo em Sobral, o grupo dos Ferreira Gomes enfrenta a eleição mais dura desde a vitória de Cid Gomes no no município, em 1996.

Pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem sobre a corrida à Prefeitura de Sobral aponta o deputado federal Moses Rodrigues (PMDB) com 36% das intenções de voto e o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) com 33%. 

Apesar da liderança numérica de Moses, o instituto considera que há um empate técnico entre os dois candidatos se considerada a margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, em terceiro lugar, aparece o ex-deputado estadual Dr. Guimarães (PSDB), com 15% das intenções de voto, seguido de Edmilson Moreira (Psol), com 1%.

De acordo com o levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares e registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), 7% dos entrevistados irão votar branco ou nulo, e 8% ainda não sabem em que votar nas eleições.

O Ibope ouviu também a opinião dos eleitores sobre o percentual da rejeição dos candidatos. O entrevistador quis saber em quem o sobralense não votaria de forma alguma.

O mais rejeitado é o candidato Edmilson Moreira, que recebeu 48% das menções. Ivo Gomes aparece com 38%, à frente de Dr. Guimarães, com 32%, e, Moses Rodrigues, com 27%. 

O instituto ouviu 504 eleitores entre os dias 22 e 25 de agosto. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que, se levada em consideração a margem de erro, a probabilidade de acerto do levantamento é de 95%.

Cenário

O grupo político dos Ferreira Gomes governa o município de Sobral ininterruptamente há 20 anos, desde a vitória de Cid Gomes em 1996.

Ivo, irmão dos ex-ministros Cid e Ciro, costurou a maior aliança para disputar o pleito municipal, totalizando 15 siglas. A oposição, sem consenso, saiu dividida, e com menos apoio político no município. Moses tem oito partidos na aliança e Guimarães, que obteve 42% dos votos válidos para a Prefeitura em 2012, tem três legendas na aliança.

Berço político de Cid e Ciro, o município de Sobral é encarado como prioridade pela família e por aliados dos Ferreira Gomes. 

O próprio governador Camilo Santana (PT), integrante do grupo, afirmou, durante convenção que homologou Ivo como candidato, que “podemos perder em todas as cidades, só não em Sobral”.

Como o município tem menos de 200 mil eleitores, o pleito local é decidido em apenas um turno.

NÚMEROS

36%

É o percentual de intenções de voto do candidato Moses Rodrigues (PMDB) 

33%

É o percentual de intenções de voto do candidato Ivo Gomes (PDT) 

15%

É o percentual de intenções de voto do candidato Dr. Guimarães (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores