Imagem: Divulgação (Cesar Ribeiro) |
Após vinte anos de governo em Sobral, o grupo dos Ferreira Gomes enfrenta a eleição mais dura desde a vitória de Cid Gomes no no município, em 1996.
Pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem sobre a corrida à Prefeitura de Sobral aponta o deputado federal Moses Rodrigues (PMDB) com 36% das intenções de voto e o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) com 33%.
Apesar da liderança numérica de Moses, o instituto considera que há um empate técnico entre os dois candidatos se considerada a margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência, em terceiro lugar, aparece o ex-deputado estadual Dr. Guimarães (PSDB), com 15% das intenções de voto, seguido de Edmilson Moreira (Psol), com 1%.
De acordo com o levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares e registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), 7% dos entrevistados irão votar branco ou nulo, e 8% ainda não sabem em que votar nas eleições.
O Ibope ouviu também a opinião dos eleitores sobre o percentual da rejeição dos candidatos. O entrevistador quis saber em quem o sobralense não votaria de forma alguma.
O mais rejeitado é o candidato Edmilson Moreira, que recebeu 48% das menções. Ivo Gomes aparece com 38%, à frente de Dr. Guimarães, com 32%, e, Moses Rodrigues, com 27%.
O instituto ouviu 504 eleitores entre os dias 22 e 25 de agosto. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que, se levada em consideração a margem de erro, a probabilidade de acerto do levantamento é de 95%.
Cenário
O grupo político dos Ferreira Gomes governa o município de Sobral ininterruptamente há 20 anos, desde a vitória de Cid Gomes em 1996.
Ivo, irmão dos ex-ministros Cid e Ciro, costurou a maior aliança para disputar o pleito municipal, totalizando 15 siglas. A oposição, sem consenso, saiu dividida, e com menos apoio político no município. Moses tem oito partidos na aliança e Guimarães, que obteve 42% dos votos válidos para a Prefeitura em 2012, tem três legendas na aliança.
Berço político de Cid e Ciro, o município de Sobral é encarado como prioridade pela família e por aliados dos Ferreira Gomes.
O próprio governador Camilo Santana (PT), integrante do grupo, afirmou, durante convenção que homologou Ivo como candidato, que “podemos perder em todas as cidades, só não em Sobral”.
Como o município tem menos de 200 mil eleitores, o pleito local é decidido em apenas um turno.
NÚMEROS
36%
É o percentual de intenções de voto do candidato Moses Rodrigues (PMDB)
33%
É o percentual de intenções de voto do candidato Ivo Gomes (PDT)
15%
É o percentual de intenções de voto do candidato Dr. Guimarães (PSDB).
Fonte: O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário