quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NO CEARÁ, NÚMERO DE TRANSPLANTES JÁ É MAIOR QUE O DE 2006



Até o mês de agosto deste ano, o Ceará superou o número total de transplantes realizados no Estado no ano de 2006. Foram feitos 486 transplantes até o dia 31 de agosto de 2009, contra 446 realizados em todo o ano de 2006.

Nos últimos dois, o Ceará acumulou recordes no número de procedimentos, com totais de 618 em 2007 e de 739 em 2008. O desafio para este ano é chegar aos mil transplantes de órgãos e tecidos.

A Secretaria da Saúde do Estado fecha ainda nesta semana a programação da XI Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, que acontecerá de 21 a 27 de setembro, e contribuirá para o cumprimento da meta.

Este ano, até o mês de agosto, 271 pessoas saíram da fila de espera por córneas. Outros 140 pacientes receberam um novo rim. Foram, ainda, realizados 52 transplantes de fígado, 16 de coração e cinco de medula óssea. Dois pacientes receberam válvulas cardíacas.

Em atenção aos critérios de urgência e a fila única, a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde enviou órgãos para outros cinco estados. Pernambuco recebeu do Ceará três fígados e um rim, a Bahia dois fígados, o Rio de Janeiro um fígado e o Rio Grande do Sul e o Maranhão um rim cada um. Em contrapartida, o Ceará recebeu um fígado do Pará.

Na fila de espera por doações de órgãos e medula óssea estão 1.112 pacientes. São 656 pessoas esperando por doação de córnea, 266 por rim, 152 por fígado, 9 por coração e 29 por medula óssea. Fonte: (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará).

Este ano, recentemente a poucos dias tivemos em Alcântaras o caso de Francisco Inácio que teve morte cerebral e sua família resolver doar seus órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores