quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PREFEITO DE SOBRAL LEÔNIDAS CRISTINO NO GOVERNO DILMA ROUSSEFF

Embora seja o primeiro na linha sucessória de Sobral com a saída do Prefeito Leônidas que assumirá um Ministério no Governo Dilma Rousseff, ainda não é certo se Veveu (PT) assumirá prefeitura.

Do Diário do Nordeste
Com a saída de Leônidas Cristino da Prefeitura deste Município, que vai assumir a Secretaria Especial de Portos, o cargo de prefeito deverá ficar nas mãos do Partido dos Trabalhadores (PT).

José Clodoveu Arruda, conhecido por Veveu, filiado ao PT e que estava afastado do cargo de vice-prefeito, conforme documento enviado à Câmara de Sobral e aos companheiros de partido em agosto do ano passado, deverá ser convocado pela Câmara de Vereadores, para o cargo de prefeito, ainda este ano.

Veveu, que havia deixado o cargo de vice-prefeito para assumir a 4ª Superintendência Regional do Iphan (Iphan-SR), a pedido do governador do Estado, Cid Gomes, poderá voltar agora na condição de prefeito e concorrer à reeleição em 2012, com o aval de Cid.

Em nota enviada ao partido na ocasião em que deixava a Prefeitura de Sobral, Veveu comunicava a sua decisão de renunciar à remuneração de vice-prefeito e assumir a Superintendência do Iphan, até o término do mandato do presidente Lula.

Ele deixou a 4ª Superintendência Regional do órgão, em agosto deste ano, para assumir a Coordenação de Mobilização da Sociedade Civil da campanha para reeleição do governador Cid Gomes. Ele é marido da secretaria de Educação do Estado, Izolda Cela.

Mas a volta de Clodoveu ao cargo de vice-prefeito e posteriormente ao posto de prefeito, poderá encontrar uma barreira: a Lei Orgânica do Município de Sobral, no seu artigo 62, assegura que o prefeito e o vice-prefeito não poderão, desde a posse, sob pena de perda de mandato, aceitar ou exercer qualquer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que seja demissível "ad nutum", da administração pública direta e indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público, aplicando-se nesta hipótese, o disposto no Artigo 38 da Constituição Federal.

Poder Legislativo
Na Câmara Municipal de Sobral, que se encontra em recesso, o vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão), não quis comentar o assunto. "Acho que este é um assunto que deverá ser tratado com a mesa diretora". O vereador João Alberto, presidente eleito para o biênio, 2011/2012, prefere aguardar que os fatos aconteçam para tomada de qualquer decisão.

Quem é Leônidas Cristino?

Leônidas Cristino (PSB), que assume a Secretaria Especial de Portos, é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, dedicando-se à Engenharia Rodoviária. Em 1989, ingressou no serviço público como diretor de operação na gestão do então prefeito de Fortaleza, Ciro Ferreira Gomes.

Entre 1991 e 1994, foi secretário dos Transportes do Estado do Ceará. Em 1995 elegeu-se deputado federal, e entre 1999 e 2002 foi secretário de Obras da Prefeitura de Sobral.

Em 2002, foi reeleito deputado federal. Dois anos depois, ele foi eleito prefeito de Sobral e renunciou ao mandato de deputado para assumir o comando do executivo. Atualmente, cumpre o segundo mandato.

"Só lembrando que o futuro Secretário/Ministro Especial dos Portos é natural da velha Palma, atual município de Coreaú-CE) e não de Sobral"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores