quinta-feira, 26 de maio de 2011

SPAECE-ALFA 2010: Apenas um município do Ceará abaixo da média satisfatória


Aumenta de 83 para 141 o número de municípios em condições desejáveis na luta para a erradicação do analfabetismo e melhoria da rede pública de ensino. Governo vai focar em alunos até o 5º ano fundamental
Vermelho e laranja perderam espaço no mapa. Deram lugar ao verde-claro e verde-escuro, reduzindo ainda mais as chances de as manchas brancas existentes até 2008 voltarem a compor o cenário. De 2009 para 2010, o Ceará avançou na erradicação do analfabetismo. Passou a ter somente um município em situação insatisfatória na promoção de ações para aumentar o número de letrados no Estado. 76%,7 alcançaram o nível de “suficiente” e 22,8% de “desejável”, totalizando 99,5%.
De acordo com o Sistema Permanente de avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa), só Umari, no Centro-Sul, está em condição “intermediária” neste tipo de trabalho. É dela o título de pior índice de proficiência dos alunos do segundo ano do ensino fundamental - foco do estudo. Teve 117,5 pontos, enquanto a média global do Estado em 2010 foi de 162,6 pontos (ano passado foi de 142,5).
Em 2009, eram 22 os municípios tidos como “intermediários”. Os “suficientes” eram 79 e caíram para 42. Já os “desejáveis” saltaram de 83 para 141.

Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria da Educação (Seduc), como resultado do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), implementado em 2007 e avaliado anualmente.

“Educação é algo que requer disciplina. E este programa é vitorioso. É resultado de pais, professores alunos fazerem tudo bem feito. Vocês têm feito uma revolução na educação do Estado”, disse o governador Cid Gomes ao público da solenidade de premiação das melhores escolas do Ceará, ontem, no Cambeba.

Ao todo, 124.902 alunos de 4.881 instituições públicas foram testados pelo Spaece-Alfa, aplicado ao fim do ano letivo. Os testes medem habilidades de leitura das crianças e indicam que 71% dos alunos estão alfabetizados ao fim do 2º ano fundamental. Na primeira edição, em 2007, eram 40%. Os não alfabetizados caíram de 33%, em 2007, para 7% em 2010.

“Mas temos o desafio de avançar ainda mais para garantir mais refinamento à educação”, resumiu a titular da Seduc, Izolda Cela, complementada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad: “o Ceará é exemplo de como se pode superar desafios na educação num curto espaço de tempo. Vocês verdejaram o Estado. Vamos lutar para resgatar a dívida histórica do Governo Federal com o Nordeste. Porque aqui é terra de gente muito inteligente”.

Para o governador, as estatísticas de 2010 mostram que basta os municípios receberem um “norte” para executarem qualquer iniciativa. “Não há nenhuma característica de inferioridade nas nossas crianças. Dê uma oportunidade e elas se agarram nela. O Ceará é um dos estados que passa a ter um dos melhores sistemas públicos de ensino do Brasil”, citou Cid Gomes.

O POVO tentou falar com o prefeito de Umari, Francisco Alexandre Barros Filho, mas não conseguiu localizá-lo até o fechamento da edição.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) foi instituído no Ceará em 2007. A prova, chamada de Spaece-Alfa, é aplicada em alunos do 2º ano do ensino fundamental no final do ano letivo, testando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O resultado indica o nível do município. 
99,5 POR CENTO DOS MUNICÍPIOS

Estão com média “satisfatória” de proficiência, segundo o Spaece.


162 PONTOS

É a média global de proficiência do Ceará. Em 2009, era 142,5.

Jornal O POVO Bruno de Castro
brunobrito@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores