sábado, 6 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012 EM FORTALEZA: ELMANO APARECE COM 26%; ROBERTO CLÁUDIO TEM 24% E MORONI 19%


Para melhor visualizar, clique na imagem
Pesquisa O POVO/Datafolha realizada na sexta e neste sábado indica os dois primeiros, ambos no 2º turno.

Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) chegam tecnicamente empatados ao dia da eleição para prefeito de Fortaleza, mostra a última pesquisa O POVO/Datafolha deste primeiro turno, realizada na véspera da votação.

O candidato do PT tem 26% dos votos válidos. O concorrente do PSB tem 24%, também no quesito votos válidos, que é a forma como será divulgado o resultado oficial da eleição, neste domingo. Nesse cálculo, são desconsiderados votos em branco, nulo e indecisos.

Os dois líderes tiveram oscilação negativa desde a última pesquisa, realizada na terça-feira e quarta-feira da semana passada. De lá para cá, Elmano apareceu um ponto abaixo, indo de 27% para 26%. Roberto Cláudio oscilou dois pontos e foi dos mesmos 27% para 24% dos votos válidos. A margem de erro dessa pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 1.737 eleitores de Fortaleza na sexta-feira e ontem.

Moroni Torgan (DEM) também oscilou negativamente um ponto e aparece com 19% dos votos válidos. A diferença dele para Roberto Cláudio e Elmano fica fora da margem de erro máxima da pesquisa. O que significa que, a não ser que haja novas oscilações entre este sábado e domingo, o Datafolha mostra que o segundo turno será entre Elmano e Roberto Cláudio.

Neste momento final, o bloco secundário apresentou oscilações positivas. Heitor Férrer (PDT) passou de 13% para 15%, também em votos válidos. Renato Roseno (Psol) foi de 7% para 9%.

Inácio Arruda (PCdoB) e Marcos Cals (PSDB), que tinham ambos 2%, chegaram a 3% dos votos válidos, cada. André Ramos (PPL), Francisco Gonzaga (PSTU) e professor Valdeci Cunha (PRTB) não alcançaram 1%.

Considerado o total de votos, 7% dos fortalezenses chegam à véspera da eleição ainda sem saber em quem votar. Os que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 4%.

Nessa fórmula de cálculo, Elmano tem 23%, Roberto Cláudio 22%, Moroni 17%, Heitor 14%, Roseno 8%, Inácio 3% e Marcos Cals 2%. Os demais não pontuaram.

Na pesquisa espontânea, Elmano tem 19%, contra 16% de Roberto Cláudio, 14% de Moroni, 11% de Heitor e 7% de Renato Roseno. Inácio e Marcos Cals têm 1%, cada. Os demais não pontuaram.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número CE-00161/2012.

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores