Entidades lançam Movimento Mais Saúde pra Você |
O Movimento Mais Saúde pra Você contou com a mobilização de cerca de 30 entidades no evento de lançamento, que aconteceu nesta segunda-feira, 07 de abril, Dia Mundial da Saúde. O evento, apresentado por Maísa Vasconcelos, contou com a presença de lideranças de vários segmentos sociais.
Na ocasião, foi lançado também o Blog http://movimentomaissaudepravoce.com/ que aglutinará ferramentas de participação social em torno de questões consideradas fundamentais para fortalecer o Sistema Único de Saúde. O Movimento Mais Saúde pra Você abre espaço para a participação de blogueiros, sugerindo pautas de todos os municípios do Ceará.
O coordenador do Movimento, professor Odorico Monteiro, afirmou estar emocionado “ao ver o auditório lotado de guerreiros e guerreiras do SUS. Pessoas que dedicam suas vidas a colocar em prática o que está na Constituição! Porque o SUS acontece é no dia a dia e o movimento tem que ser constante!”. Elias José, do Projeto Cirandas da Vida, leu um Manifesto, assinado pelas entidades, com treze pontos importantes para aprofundar o debate sobre saúde pública. Entre eles: financiamento estável para o Sistema; valorização dos profissionais de saúde; investimento em educação permanente; fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e das Políticas de Promoção da Equidade.
O padre Rino, do Movimento de Saúde do Bom Jardim, disse que o que mais chamou a atenção e levou a entidade que representa a assinar o manifesto foi a questão da amorosidade. Valéria Mendonça, do Movimento Outubro Rosa, completou dizendo que “a saúde que a gente quer, só vamos conseguir a muitas mãos”.
A presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde, Edilsa Andrade, destacou que sua categoria apoia o movimento porque “a Atenção Básica e seus trabalhadores precisam ser fortalecidos”. O presidente da Fundação Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema), Adalberto Alencar, lembrou que “não basta caminhar, é preciso ter o verde! Integrar o #SUS com as políticas de urbanismo”.
A Central Única das Favelas foi representada por Del Lagamar que defendeu uma amplitude nacional para o Movimento. “A informação tem que chegar a favela. Informação em saúde é vida! Vamos ocupar os espaços! Essa é a nossa missão e a CUFA apóia!”, afirmou ele sob aplausos. A diretora do Grupo de Resistência Asa Branca, Dediane Souza, disse que o GRAB assinou o manifesto para discutir, efetivamente, ações que fortaleçam a Política de Saúde da População LGBT. Também participaram do lançamento o deputado Ferreira Aragão, o vereador Guilherme Sampaio, o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Ceará, Valdetário Monteiro, o vereador Lourival Chaves, entre outras lideranças de vários setores da sociedade cearense.
Você também pode fazer parte do Movimento Mais Saúde pra Você, sugerindo e divulgando pautas sobre saúde, dando sua opinião. Basta preencher o formulário acessível neste link: http://movimentomaissaudepravoce.com/contatos/
Fonte: Informações enviadas pelo site Mais Saúde pra Você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário