Matadouro Público de Alcântaras. Foto: Arquivo VN |
Sistema de Inspeção Municipal deve fechar abatedouro Público.
Um projeto de Lei enviado a Câmara Municipal de Alcântaras prevê a implantação do Sistema do Inspeção Municipal (SIM), a medida que visa assegurar a certificação dos produtos de origem animal na pequena cidade serrana pretende otimizar a produção e comercialização no município, que devido a carência do SIM já tem enfrentado impasses na compra de alimentos por meio do PAA e PNAE.
Caso seja aprovado o município deverá contar com uma equipe especializada de vigilância sanitária, afim de assegurar a padronização, higienização, procedência e correta manipulação e armazenagem dos produtos.
Com o SIM a fiscalização também deverá aumentar no que tende aos locais de produção, conservação e idoneidade da matéria prima dos produtos, o que teoricamente deve fechar as portas do Abatedouro Publico Municipal que apesar de haver sido reformado, não contempla os parâmetros sanitários exigíveis para seu funcionamento.
O referido local que no ano de 2011 foi visitado pela UVA para a coleta de dados sobre as condições higiênicas sanitárias dos abatedouros públicos da zona norte teria apresentado pontos negativos referente a localização, equipamentos usados, sistema de sacrifício de bovinos e suínos, higienização dos maxantes, pintura e isolamento dos animais. Na mesma região por conta da não adaptação as normas técnicas para o funcionamento pleno dos estabelecimentos cidades como Coreaú, Meruoca e Massapê tiveram de suspender as atividades nos abatedouros, sob pena de serem denunciados ao Ministério Publico.
Do blog o Serrano ( Via Blog Portal Jovem - Post. Francisco Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário