Sobral recebe oficialmente o novo Bispo Diocesano, que tomará posse logo mais ás 17 horas, na Praça da Igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A festa promete ser bem movimentada, com a participação de várias paróquias pertencentes a Diocese de Sobral.
O papa Francisco nomeou no dia 8 de julho de 2015, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, 52 anos, como novo Bispo de Sobral. A vaga estava aberta desde dezembro de 2014, quando Dom Odelir José Magri, 6° Bispo de Sobral, foi transferido para Chapecó, em Santa Catarina.
Dom Vasconcelos é natural de Garanhuns (PE) e era Bispo auxiliar de Fortaleza há cerca de três anos. Desde fevereiro, no entanto, ele ocupava interinamente cargo de administrador apostólico da diocese de Sobral. “Eu já estava passando uma semana lá e uma semana aqui em Fortaleza. O papa confirmou essa nomeação e me sinto muito feliz, pois nós missionários vamos para onde a igreja precisa”, frisou.
Dom Vasconcelos estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
A ordenação de presbítero ocorreu em dezembro de 1989 e, em junho de 2012, foi nomeado Bisco, recebendo a ordenação episcopal no mesmo ano. Quando padre, ele foi reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco, e presidente do da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) do regional Nordeste 2.
Fonte: O POVO. (Via Sobral Agora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário