O Açude Jenipapo (Meruoca),vem sendo chamado atenção por parte da Companhia de Gestão de Recursos Hídrico (COGERH).
A atual preocupação é com relação o crescimento do mato dentro da bacia do açude, até porque, as mesmas vão virar arvores e as mesmas podem vim no futuro atingir a parede do referido açude. Outro detalhe que na parede havia hidrômetro para medir a umidade da água, mas foram quebrados por vândalos.
Obs. Açude Jenipapo quando na sua construção o trabalho de limpeza na bacia não foi realizado. Apesar do recurso ter vindo, e agora preocupa os técnicos e principalmente à população que precisa do precioso líquido.
Reservatório possui uma satisfatória reserva hídrica
Com um acumulado de 2.75hm³ o Açude Jenipapo, em Meruoca, continua a ser o reservatório com maior quantidade percentual de represamento dentre os quinze que compõe a Bacia Hidrográfica do Acaraú.
Com um volume atual de 78,54% o açude é o principal responsável pelo abastecimento direto de quase 10 mil pessoas, que residem no perímetro urbano e algumas comunidades rurais dos municípios de Alcântaras e Meruoca.
Com a chegada do verão, o reservatório já apresentou uma pequena queda do acumulado, porém está com o maior nível para o período, no comparativo dos últimos dois anos. Na mesma região, também como cota acima dos 50% estão o Acaraú Mirim, em Massapê, e o São Vicente no município de Santana do Acaraú, ambos com 52,15% e 50,37% de suas capacidades.
Fonte: Blogs Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia) e Portal Jovem
Nenhum comentário:
Postar um comentário