terça-feira, 14 de abril de 2020

ALCÂNTARAS TEM MAIS UMA IMPORTANTE OBRA DE MOBILIDADE URBANA

Aproximadamente 185 metros ligarão as Ruas Antônio Guilherme a Lourenço Lopes
Apesar do pequeno trecho, essa pode ser considerada a maior obra de mobilidade urbana da última década na cidade.

Aproximadamente 185 metros ligarão as ruas Lourenço Lopes e Antônio Guilherme, cortando também o Riacho Pau Ferrado e que juntamente com a Rua Joaquim Caetano formará praticamente uma reta que vai da Estação de Tratamento de Água da CAGECE (ETA) até a entrada do Espírito Santo nas proximidades do Auto Posto Rogélio Aguiar. Saindo da zona Urbana, a via segue com reta do Espírito Santo dos Machados saída para Coreaú.

Quando concluído o acesso, formará a maior via pública ocupada/habitada da cidade com cerca de 1,5 km, ficando atrás somente da reta das Ruas Antunino Cunha e Avenida Antônio Rocha Freire que juntas possuem cerca de 1,6 km, mas apenas 1,0 km ocupada e maior que a reta das Rua Virgílio Fernandes, AV. Virgílio Távora e Francisco Guilherme com cerca de 1,3 km que vai do Pé do Morro da Santa Cruz a até por trás do Posto de Combustíveis São José. Para melhorar o fluxo de veículos que é grande neste trecho, a prefeitura demoliu uma residência (Sr. Mazinho) dando uma nova "cara" ao Centro comercial, e ainda no mesmo trecho, um ponto comercial que deve sair do caminho e assim, alargar a via.

Em se tratando de cidade de pequeno porte, esses números são bastante significantes, só para termos uma noção de comparação; a cidade de Coreaú, bem maior do que Alcântaras, a maior via pública é a CE-364 com cerca 1,6 km ocupada e cortando a cidade (só de rodovia estadual), as demais (ruas propriamente falando), são raras as que ultrapassam os 800 metros.

Em 2009 a Prefeitura de Alcântaras construiu cerca de 300 metros de avenida ligando o Centro a Bela Vista, cortando parte da antiga propriedade de Sr Virgílio Fernandes (In memoriam). Ná época, alguns pontos comerciais foram deslocados e a obra mudou completamente não só o pequeno Centro, mas sim a cara da cidade, e o fluxo de veículos e pessoas, além da maneira "do olhar" para a sede do município.

Sítio histórico

Pelo lado negativo, a nova empreitada ainda pega em cheio a antiga propriedade Sr Virgílio Fernandes que compõe do Antigo Engenho de Cana, e casa de Farinha, entre outras, e que deve influenciar a dar lugar a modernos comércios (estes como via secundária), e a “residência sede do sítio” que deve permanecer preservada.
Imagem de janeiro de 2017 - colaboração Maxuel Aguiar
OBS: Maiores vias públicas com ocupação urbana na cidade:

Reta das Ruas Antunino Cunha e Avenida Antônio Rocha Freire com cerca de 1,6 km e com um trecho de aproximadamente 600 metros sem ocupação no sentido sítio Prata que teve crescimento estancado provavelmente devido a construção da estação de tratamento de esgoto - ETE.
Reta; Lourenço Lopes e Antônio Guilherme,  Joaquim Caetano 1,5 km aproximadamente ocupada.
Ruas Virgílio Fernandes, AV. Virgílio Távora e Francisco Guilherme com cerca de 1,3 km

(Com números aproximados e auxílio do Google Earth)

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