segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

EM CARIRÉ, BARRAGEM TAQUARA ENTRA EM ÚLTIMA FASE DE SUA CONSTRUÇÃO

Construído pelo Governo Federal através do Ministérios da Integração Nacional (MI), e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), a Barragem Taquara teve início das obras em Abril de 2008 e deveria ter sido concluída em Agosto de 2009. Com o atraso que houve na sua execução, deverá ficar pronta somente no início deste ano de 2010.

Um verdadeiro exército de operários e máquinas trabalham dia e noite para concluir a Barragem Taquara no distrito de Arariús no município de Cariré.

A obra orçada em mais de 82 milhões de reais será uma das maiores da Zona Norte do Ceará. Servirá para perenizar o Rio Jaibaras, além de abastecer cidades e distritos. Com isso o trecho do rio que fica entre o Açude Aires de Sousa em Jaibaras e o Taquara em Arariús em Cariré permanecerá perene durante todo o ano.

Além de impulsionar o turismo na região, principalmente no município de Cariré, outro benefício que trará a região, é a possibilidade de investimentos na agricultura, e principalmente a psicultura.

O Açude Taquara será muito maior do que o Aires de Sousa em Jaibaras que tem capacidade para pouco mais de 100 milhões de metros cúbicos de água. Na barragem Taquara serão cerca de 274 milhões de metros cúbicos de aguá, podendo este se estender por dezenas de quilômetros sertão a dentro, por isso a barragem também inclui obras de proteção no município de Pacujá.

O novo reservatório hídrico da região, sem dúvida será mais um grande meio de desenvolvimento econômico para a zona norte do estado, além também de ser mais uma forma de garantir tranquilidade quanto a questão da água para o abastecimento humano.

Escrito por Edilson Angelo

Um comentário:

  1. carire esta de parabens,por essa obra hitoreca q vai benificia a regeao norte,e a humanedade em geral,sou filho de carire a muito tempo moro em fortaleza,estou muito feliz por esta emportante obra. ass, Edson Marques.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores