quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A ORIGEM DA SERIGUELA NA SERRA DA MERUOCA


Muito presente nos sítios serranos de Alcântaras e Meruoca, feiras de Sobral e de outras cidades da região norte do Ceará. A seriguelheira surgiu na serra a cerca de 74 anos a poucos metros de onde fica localizada a cidade de Alcântaras. O seu cultivo é muito fácil, bastando cortar um galho, mesmo não sendo plantado (fincado) propositalmente, em apenas no contato com a terra úmida, se deixar, surgirá uma nova planta.

Como ele chegou na região? sobre duas enormes seriguelheiras existentes na época no sítio Bom Jesus, assim escreveu Fernando Albuquerque:

"É bom que se diga: elas foram os primeiros pés da sua espécie plantados em cima da Serra da Meruóca. Eis aí de onde saiu a permeação por toda esta velha serra. Este tipo de fruteira existe hoje plantado em todos os sítios que você visitar...

...Aquele feixinho de varinhas verdes... trazido de Fortaleza e por trás da sua casa, no sítio Bom Jesus, as plantou, sem ter consciência preconcebida de que estaria, a partir de então, praticando um ato de difusão de um tipo de árvore frutífera e que era até então totalmente desconhecida na região. " CINZAS DA IMAGINAÇÃO (Histórias e Reflexões), pag.46, São Luís-MA, 2008.
As fotos foram registradas no momento do anoitecer, no sítio Espírito Santo , por isso o colorido escondido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores