sexta-feira, 24 de maio de 2013

CONTRA A SECA, MINISTÉRIO ENTREGA MÁQUINAS A 72 MUNICÍPIOS CEARENSES

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega, nesta sexta-feira (24), 72 máquinas aos municípios cearenses, sendo 38 retroescavadeiras e 34 motoniveladoras. O investimento soma R$ 18 milhões, de acordo com o Ministério.  Foto: Divulgação/ MDA.

2039 máquinas devem ser entregues em 60 dias aos municípios do semiárido brasileiro e aos que integram a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e sofrem com a escassez de chuva. A entrega das máquinas faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todos, serão 705 retroescavadeiras e 1334 motoniveladoras.

“A minha mensagem aos prefeitos é de que nós somos capazes de mudar o atual quadro do meio rural cearense. Essas máquinas, se forem bem utilizadas e de maneira adequada, trarão uma série de benefícios para todos. E os prefeitos, bem informados e assessorados, também poderão fazer mais por seus municípios, melhorando a qualidade de vida de suas populações”, afirmou o delegado federal do MDA no Ceará.

Municípios contemplados têm mais presença de agricultura familiar

A entrega dos equipamentos visa auxilar a estrutura logística de combate à estiagem no Estado, contribuindo para  a economia dos gastos das prefeituras que alugam o maquinário.  A escolha dos municípios beneficiados segue a metodologia do PAC. Dentre os critérios, estão a participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão e  ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, está no Ceará para realizar a entrega das máquinas e participa também, nesta sexta-feira (24), do encontro estadual com prefeitos, realizado no Centro de Convenções, em Fortaleza.

Além do Ceará, o Estado do Maranhão também recebe as máquinas nesta sexta-feira (24).

Veja a lista dos municípios beneficiados no Ceará:

Retroescavadeiras: Acaraú, Acopiara, Aracati, Barbalha, Barreira, Boa Viagem. Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Crateús, Crato, Granja, Guaiuba, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Lomoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Meruoca, Morada Nova, Pacajus,  Pacoti, Palmácia, Pindoretama, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará.

Motoniveladoras: Acarape, Amontada, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Carius, Carnaubal, Cedro, Coreaú, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapiúna, Itarema, Jaguaretama, Jaguaribe, Jardim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Marco, Milagres, Mombaça, Morrinhos, Orós, Paraipaba, Pedra Branca, Quixeré, Santana do Acaraú, São Benedito, Ubajara, Umirim, Várzea Alegre.

Fonte: Site da Rádio Verdes Mares

O Governo Federal tem boa intenção quando envia estas máquinas aos municípios, o problema é quando chega ao destino final, muitos usam em benefícios "dos próprios" ou de parentes, em coisas que não tem nada a ver com a finalidade do governo, diga-se ...pois é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores