sexta-feira, 25 de julho de 2014

SOBRAL TERÁ MAPA CULTURAL EM PARCERIA COM A TIM

Na última sexta-feira, 18 de julho, foi firmado convênio entre o Instituto TIM e município de Sobral, que através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude articulou a parceria para gestão e mapeamento das atividades culturais da cidade. 

A ferramenta Mapas Culturais permite organizar informações sobre agentes culturais, atividades e locais relacionados a cultura do município, fazendo um mapeamento desses dados. 

Os eventos serão informados através da plataforma virtual que poderá ser alimentada por agentes públicos e também por agentes culturais de maneira colaborativa. A Agenda Cultural de Sobral vai permite a criação da agenda dos principais eventos e possibilita um registro completo dos produtores e espaços culturais do município. 

Mapas Culturais é um Software Livre

A plataforma Mapas Culturais é um software livre e está adequada ao padrão do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, permitindo a integração de dados. Desenvolvido com as tecnologias PHP (a linguagem livre mais popular entre desenvolvedores brasileiros e que é adotada pela Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Cultura), PostgreSQL (sistema de gerenciamento de banco de dados, considerado o mais robusto de todos) e AngularJS (framework JavaScript que foi desenvolvido pelo Google com base no que há de mais atual em framework web). Mapas Culturais está disponível no GitHub.

No Brasil 

No Brasil, também há diversas iniciativas de mapeamento colaborativo em andamento. Alguns exemplos são o Skatesquare, no qual skatistas enviam fotos e informações sobre os melhores locais para andar de skate (há locais mapeados em diversas cidades do Brasil); Onde Fui Roubado, no qual cidadãos mapeiam os locais em que foram assaltados, roubados ou furtados nas mais de 544 cidades já registradas; Webdoc Graffiti, projeto multimídia que inclui um mapa dos graffitis distribuídos por São Paulo, os quais podem ser filtrados por região ou por autor; e Mapa da Cachaça, considerado pelo Ministério da Cultural o melhor projeto de mapeamento cultural de 2012, que mapeia as cachaças e alambiques do país, com informações sobre a história de cada bebida, fotos, onde podem ser encontradas e o contato do produtor.
Para ampliar, clique na imagem
Foto: Exemplo Mapa Cultural de São Paulo desenvolvido junto com a TIM

Via e-mail Veríssimo Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores