sexta-feira, 25 de julho de 2014

(DINHEIRO PÚBLICO) AÇÃO PREVENTIVA FAZ 'TCM' BARRAR IRREGULARIDADES NOS MUNICÍPIOS

O Observatório das Licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) esteve presente, desde o mês de março, quando começou a atuar, em 71 cidades cearenses acompanhando, no próprio local, 131 licitações. Com isso, as equipes técnicas constataram irregularidades e ocorrências que impediram a conclusão de procedimentos licitatórios, gerando economia de R$ 9.966.985,71 para os cofres cearenses. As licitações programadas nas prefeituras e câmaras municipais, no período, envolveriam recursos no valor de R$197.822.012,59.

Durante o acompanhamento realizado pelo TCM, constatou-se que 61,40% das licitações examinadas apresentavam irregularidades diversas. As principais são: 12,5% com justificativa ausente ou insuficiente, quando não há motivos ou quando estes não são determinantes para a realização da licitação; e em 11,5% houve restrição de competitividade, quando não promove a competição, ferindo a isonomia e a impessoalidade.

“Esses indicadores”, avalia o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, “são bastante reveladores da necessidade de continuarmos atentos às questões relacionadas às aquisições e contratos de iniciativa dos municípios. É um trabalho, que, inegavelmente, pode influenciar fortemente na produção de resultados expressivos para economia dos recursos públicos nessas localidades”.

O Observatório das Licitações promoveu, ainda, o acompanhamento do cumprimento da Instrução Normativa n° 01/2011 do TCM, que trata do cadastramento prévio das licitações para divulgação no Portal de Licitações do Tribunal. A omissão desse cadastro prejudica a transparência da aplicação dos recursos públicos municipais, vez que o portal é instrumento de divulgação, incentivo ao controle social e ferramenta complementar ao exercício da fiscalização. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TCM. (Via Site Ceará Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores