Alcântaras continua a despejar resíduos sólidos no Sitio Doutor |
Sancionada em 02 de agosto de 2010 e já completado um ano do prazo final para cidades brasileiras de adaptarem a PNRS e banirem seus lixões a realidade de grande parte dos municípios cearenses ainda é a mesma.
Das 184 cidades do Estado, 82% ainda continuam a direcionar os resíduos sólidos para lixões como é o caso de Alcântaras, onde diariamente toneladas de lixo são despejados a céu aberto no Sitio Doutor, zona rural.
O pequeno município serrano, hoje com cerca de 12 mil habitantes, é umas da 16 cidades que fazem parte do Aterro Sanitário Regional de Sobral com investimentos de mais de R$ 554 mil financiados pelo Tesouro Estadual e Funasa e que deveria haver sido finalizado até agosto de 2013. Sem a conclusão do aterro, a pequena cidade continua a despejar seus resíduos sólidos a céu aberto o que é proibido por lei devido os impactos causados ao meio ambiente.
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente ( COMDEMA) que desde o inicio do ano cobra informações da SEINFRA sobre o andamento das ações para o direcionamento do lixo não reaproveitável para Sobral, até o momento não recebeu retorno, mesmo o prefeito da cidade, ocupar vice-presidência do CONDERES. Em todo o país apesar do investimento de mais de R$ 80 bilhões pelo Ministério das Cidades em saneamento publico outras 66% das cidades ainda não se adaptaram a PNRS e já tramitaria no Senado um projeto que prevê o adiamento do prazo para adequação, que na prática deve se prologar até 2021.
Post. Francisco Freire (Portal Jovem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário