quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CRISE HÍDRICA NO CEARÁ: AÇUDES ESTÃO COM APENAS 39% DA CAPACIDADE TOTAL

Faltando ainda seis meses para uma possível estação das chuvas, os reservatórios continuam secando. Perfuração de poços na zona rural dos municípios é alterantiva à crise. 

Quixadá Dois açudes com volume hídrico acima dos 90%, e outros 81 com volume inferior a 30%, estando 29 deles em situação considerada crítica, com carga inferior a 10%. Este é o diagnóstico atual dos 145 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) no Ceará. Dos 18 bilhões disponíveis para captação de água, o conjunto de bacias hidrográficas do Estado conta apenas com 7,4 bilhões de metros cúbicos. Esses números representam 39,7% da capacidade total.

A escassez de água já causa sofrimento a muitas comunidades, especialmente na zona rural dos municípios. Uma alternativa lançada pelo Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA) e dos Recursos Hídricos (SRH) está sendo a escavação de poços artesianos por todo o Estado. De acordo com o diretor do Departamento de Águas Subterrâneas da Sohidra, ligada à SRH, Borges Neto, já foram perfurados 202 poços no Interior do Estado. "A meta da Sohidra é perfurar 300 poços por ano", disse ele.

Na avaliação do diretor de Operações da Cogerh, o engenheiro civil Ricardo Adeodato, a atual situação no Ceará é estável. Os números vêm se mantendo nos 32 municípios com necessidade de complementos para garantir abastecimento.

Outros 11 deverão entrar na lista até setembro. Mas além dos poços artesianos e das decisões de planejamento estratégico, como a da liberação de água do açude Flor do Campo, em Novo Oriente, para o açude Carnaubal, em Crateús, percorrendo o leito do Rio Poty, adutoras de engate estão surgindo como alternativas à escassez.

"Na mais pessimista das hipóteses, nenhum cearense ficará com sede. Essa é a meta do Governo do Estado", explicou.

Conforme o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, Nelson Martins, o próprio governador Cid Gomes, está monitorando continuamente a situação do abastecimento de água no Interior.

As áreas mais críticas são o Inhamuns, principalmente em Crateús, onde está concentrada a maior população da região, com mais de 72 mil habitantes, conforme o censo do IBGE de 2010. Também em crise a cidade de Aracatiaçu, no Vale do Curu, a leste de Sobral, e o Sertão Central. A alternativa está sendo a aceleração dos planos emergenciais, justificou, se referindo aos poços.

Na última quinta-feira, a SDA realizou licitação para a construção de 395 poços profundos. As regiões serão atendidas a partir da demanda estipuladas a partir das solicitações dos Comitês Municipais da Seca.

Matéria completa no Diário do Nordeste
Foto: Arquivo Visão Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores