sábado, 14 de agosto de 2010

EM ALCÂNTARAS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES ECOLÓGICAS FAZEM VISITA A REGIÃO DO PINGA

Membros da ECOS, CIS, Secretaria de Agricultura, e Secretaria de Cultura
Visita na bica da nascente do Pinga
Mata nativa na região do Pinga
Colheita de sementes
Uma parceria entre a Fundação de Integração Social (CIS) de Coreaú, a Entidade Cooperativista Sustentável (ECOS) de Alcântaras e as Secretarias de Agricultura e Cultura de Alcântaras, realizam uma caminhada ecológica na Área de Proteção Permanente (APP) do Pinga localizado nos sítios Santana e Lajinha.

O ato ecológico tem como objetivo a análise de flora local, coleta de espécies nativas nas matas existentes em torno da região que é considerado uma das poucas áreas verdes existentes no município de Alcântaras. As sementes coletadas no local irão fazer parte do berçário da fundação CIS e brevemente as futuras mudas poderão ser utilizada no reflorestamento de  áreas de micro bacias dos quatros municípios que fazem parte do projeto de construção do micro corredor ecológico da bacia do Coreaú

Os técnicos que visitaram a área em volta da bica do pinga, detectaram várias irregularidades no manejo e na forma de uso do local. Um dos problemas encontrados, é  a forma de como está sendo feito a limpeza do local, “a queimada das folhagens e o lixo jogado em volta da bica são considerados um crime ambiental que vai comprometer o ecossistema local, e tem que ser feita uma intervenção urgente.” Comenta um dos técnicos.

De um modo geral, a caminhada foi considerada positiva, e os participantes vêem a necessidade de em outra oportunidade voltar ao local. Quem quiser participar pode entrar em contato com a ECOS ou com a Secretaria de Agricultura de Alcântaras

Escrito por Edilson Angelo, com informações da Secretaria de Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores