quinta-feira, 19 de março de 2015

DIA DE SÃO JOSÉ: PREVISÃO DE CHUVAS ISOLADAS NO NORTE DO CEARÁ

Serra em Alcântaras na manhã do 19 de março de 2015
 Funceme afirma que não há correlação entre a ocorrência de precipitações no dia 19 de março com a qualidade da quadra chuvosa.

No feriado de 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará, devem ocorrer chuvas isoladas com nebulosidade variável na parte norte do Estado, segundo informa a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para a parte centro-sul, a tendência é de pouca nebulosidade sem precipitações. 

“Áreas de instabilidade atmosférica estão atuando próximo à faixa litorânea, e devem trazer eventos isolados de chuva, mas não deve ser algo generalizado, pois a Zona de Convergência Intertropical está afastada do Estado”, informa o meteorologista Leandro Valente. Durante o feriado, a Funceme estará com plantão entre 8h e 12h pelo telefone (85) 3101-1117.

Correlação com a quadra chuvosa

A Funceme informa também que respeita a tradição religiosa e o significado das chuvas no dia do padroeiro e esclarece que, do ponto de vista científico, não há correlação entre a ocorrência de precipitações no dia 19 de março com a qualidade da quadra chuvosa. 

Dois exemplos recentes mostram a ausência de correlação: 

Em 2012, no dia de São José, choveu em 110 municípios cearenses. Entretanto, a quadra chuvosa foi bastante seca, com somente 302,5mm acumulados nos quatro meses (fevereiro a maio), enquanto a média é de 607,4mm. 

Já em 2009, no 19 de março, houve precipitações em 54 municípios, mas o acumulado da estação de chuvas ficou bastante acima da média, com 977,1mm. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme em 18 de março de 2015
Alcântaras na manhã de 19 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores