As mulheres têm duas vezes mais chances de morrer de infarto do miocárdio do que os homens. Com base nessa informação e para que vivam mais e melhor, a Sociedade Brasileira de Cardiologia no Ceará (SBC/Ce) chama a atenção das mulheres para a prática de hábitos de vida saudáveis e para a importância de incorporar ao autocuidado as medidas de prevenção cardiovascular.
Entre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, estão a hereditariedade, idade e gênero (masculino ou feminino), que não podem ser modificados. Já para a prevenção das doenças do coração, é fundamental atacar os fatores de risco modificáveis, entre eles tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, inatividade inclusifísica ou sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, diabetes e alimentação inadequada.
Na Cartilha da Mulher, elaborada pela SBC nacional e disponibilizada no site, www.cardiol.br, está destacado que as mulheres devem ter com as doenças cardiovasculares os mesmos cuidados que têm na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Ao longo dos anos as mulheres estão se cuidando e prevenindo mais o câncer de mama e de colo de útero. A maior parte das mulheres ainda desconhece o impacto negativo da doença cardiovascular no sexo feminino. Além disso, elas também têm dificuldade na mudança de alguns hábitos fundamentais para evitar fatores de risco.
No Ceará, as mulheres estão à frente dos homens na maioria dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, conforme a Pesquisa Nacional de Saúde 2013, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no ano passado. De acordo com a pesquisa, 21,1% das mulheres cearenses têm diagnóstico médico de hipertensão enquanto entre os homens o percentual é de 16,1%; 12,9% delas têm colesterol alto e, eles, 7,3%; entre as mulheres cearenses 6,1% têm diabetes e, entre os homens, 3,6%. Além desses indicadores, 48,6% das mulheres maiores de 18 anos são insuficientemente ativas, ante 34% dos homens, e 5% delas substituem pelo menos uma das refeições por sanduíches, salgados ou pizzas, hábito de 2,4% dos homens. Entre os maiores de 18 anos que fumam cigarro, 20,2% são homens e 12,9% mulheres.
Leias mais informações na matéria completa do site do governo do estado clicando AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário