quinta-feira, 9 de abril de 2015

(PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE) icmBIO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NA APA DA MERUOCA

Multas aplicadas podem chegar a R$ 10 mil. Agricultores e proprietários de terras situadas na zona de abrangência da Área de Preservação Ambiental da Serra da Meruoca devem ficar atentos ao manejo irregular da fauna e flora da região.

 Nos últimos cinco meses, após receber denuncias de degradação ambiental o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade - IcmBIO já esteve realizando fiscalizações e autuações na Serra da Meruoca. De acordo com o Chefe da UC algumas denuncias de Alcântaras já chegaram ao órgão, que já esteve no município para averiguar o problema in loco.

Segundo Francisco Humberto, quando identificados problemas como derrubada ilegal de árvores numa área de até um hectare a multa pode chegar até a R$10 Mil. Em faixas de terra maiores o valor é superior. Alcântaras que tem cerca de 80% de seu território de Área de Preservação de uso sustentável, até então era desconhecedor da atuação do IcmBIO que até maio estará realizando palestras de sensibilização, mobilização e consolidação para a formação do Conselho Consultivo da APA e pretende até dezembro empossar os membros de seu conselho consultivo.

Na última reunião, ocorrida nesta quarta-feira,08, na localidade de Belém, aspetos como o plantio irregular as margens de riachos, loteamentos e empreendimentos comerciais instalados/construídos sem licenciamento ambiental; caça de espécies silvestres, queimadas e outros problemas locais foram relatados pelos presentes e caso cheguem oficialmente ao instituto deverão ser averiguados. Para Humberto, as informações repassas até o momento não devem ser interpretadas pelos moradores como um queda de braços.  "Estamos aqui para orientar a população sobre o uso sustentável da região e não como inimigos e neste sentido estamos estreitando a relação com instituições representativas como o Sindicato Rural, Associações e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente". Enfatizou o Chefe da APA da Meruoca.

No município o ciclo de palestra que antecedem a formação do Conselho Consultivo da APA devem seguir ate o inicio de maio, e devem ser finalizados até junho em toda a Serra da Meruoca, quando então o IcmBIO pretende realizar um seminário regional para escolha e posse dos membros.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores